07
out
2014
PR: assistência técnica recebe treinamento em Manejo Integrado de Pragas
Resultados de pesquisa comprovam que utilização do Manejo Integrado de Pragas reduz pela metade utilização de inseticidas no Paraná

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Emater -PR promovem, nos dias 7 e 8 de outubro, um treinamento em Manejo Integrado de Pragas (MIP) para extensionistas do Emater- PR, na Embrapa Soja (Londrina-PR). O objetivo é ampliar e fortalecer a utilização do MIP no Paraná, por meio da capacitação de 100 técnicos que assistem produtores em 15 regiões de atuação do Emater no Paraná. Durante, o treinamento haverá o lançamento da publicação Resultados do Manejo Integrado de Pragas da Soja na safra 2013/14 no Paraná, editada pela Embrapa e Emater.
 
A publicação consolida os resultados obtidos, na safra 2013/2014, em 46 Unidades de Referência (URs), conduzidas pelo Emater-PR com 330 produtores do Estado em que se avaliou o impacto da utilização no Manejo Integrado de Pragas. Em áreas em que não se fez o MIP, a média foi de 5 aplicações no Paraná. Por outro lado, a aplicação de inseticidas foi reduzida pela metade - 2,3 aplicações - nas URs assistidas pelo Emater. “Os dados obtidos mostram que o Manejo Integrado de Pragas é uma prática muito importante para se reduzir a aplicação de inseticidas e consequentemente minimizar os custos de produção”, explica o pesquisador Samuel Roggia, da Embrapa Soja.

O coordenador do projeto grãos do Emater-PR, Nelson Harger, diz que o treinamento possibilitará a ampliação das ações do MIP no Estado. O treinamento é uma ação que busca estimular a utilização de boas práticas agrícolas pelos produtores e compõe o programa Plante Seu Futuro. “Pretendemos trazer informações qualificadas aos técnicos para que eles auxiliem os produtores nas tomadas de decisão referentes ao manejo de pragas no sistema da produção em que a soja participa”, ressalta Harger

Na safra 2014/2015, os técnicos participantes do treinamento sobre Condução de Unidades de Referência (URs) irão implantar, junto com os produtores, 200 URs em todas regiões do Estado. Essas unidades são áreas de 5 a 20 hectares em lavouras de produtores assistidos pelo Emater. “A intenção é orientar o produtor do início ao fim do ciclo da cultura da soja, ou seja, auxiliar no planejamento, instalação, tomada de decisão, execução, obtenção de resultados e avaliação das informações obtidas durante a safra”, diz o pesquisador Samuel Roggia, da Embrapa Soja.

A Embrapa e o Emater estão propondo um protocolo para orientar e padronizar as ações que serão realizadas nas URs como, por exemplo, selecionar a área, monitorar e controlar as pragas, níveis de ação para o controle químico e procedimentos de utilização de parasitoides para o controle das pragas. A programação do curso inclui atividades teóricas e práticas.


Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Volte para a Listagem
whatsapp