Está em operação o Alerta Ferrugem para a safra 2021/22, serviço que monitora e informa sobre a ocorrência da ferrugem asiática em lavouras de soja nas regiões produtoras do Paraná e mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A doença é considerada a mais importante doença em lavouras de soja, capaz de provocar perdas que podem alcançar 90% da produtividade.
O serviço Alerta Ferrugem faz a instalação de coletores em propriedades rurais estrategicamente selecionadas em toda a região produtora no Estado, equipamento que serve para reter os esporos do fungo que passam por ali em lâminas de microscópio instaladas em seu interior. As lâminas são coletadas periodicamente e encaminhadas para análise em laboratório. Se confirmada a presença de esporos do fungo, essa informação é amplamente divulgada.
O serviço fornece embasamento para decidir sobre o melhor momento para o início da aplicação de fungicidas, operação que deve ser feita principalmente quando há a conjugação de três fatores – lavouras no período reprodutivo, presença de esporos e ambiente favorável para o desenvolvimento da doença. Além disso colabora para a redução de custos para o produtor e sustentabilidade ambiental. Na safra passada o estado registrou 100 ocorrências da doença, ficando em segundo lugar no país somente atrás do Rio Grande do Sul.
A nível país também há um sistema de alerta para a doença, mantido pela Embrapa Soja: o Consórcio Antiferrugem, que também já está operando. No ciclo 2021/22 já foi registrado um caso em Alto Alegre (RR). O plantio foi feito em junho e a doença foi detectada no estádio fenológico R6, em setembro.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem