O plantio do trigo no Mercosul continua avançando e se aproxima da conclusão, com o Paraguai, Uruguai e o estado brasileiro do Paraná já tendo completado os 100%, informa a Consultoria Trigo & Farinhas. O Rio Grande do Sul chegou a 88% de sua área semeada, enquanto a Argentina bateu nos 79,3%, ambos com alguns pequenos atrasos devido ao excesso de chuvas em algumas regiões.
“O relatório da Secretaria de Agricultura do Paraná reduziu de 99% para 97% o percentual de trigo em condições boas/excelentes no estado, mas isto foi antes das chuvas. O relatório da próxima terça-feira (19.07) deverá apresentar um percentual seguramente menor, diante dos estragos ocorridos com a queda de granizos e ventos fortes que derrubaram lavouras no Sudoeste do estado”, aponta o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.
O boletim da Consultoria aponta que no RS e SC houve granizo e chuvas fortes, mas não causaram danos expressivos, porque as plantas ainda estão emergindo. Na Argentina, o excesso de chuvas reduziu em 100 mil hectares a área plantada. No Paraguai o trigo está se desenvolvendo bem, sem problemas aparentes, com expectativa de que o aumento da produtividade compense em parte a forte redução de área plantada.