14
nov
2012
Plantio de soja atinge 2 milhões de hectares na Argentina
Leandro J. Nascimento

O plantio da safra 2012/13 de soja na Argentina avançou 7,2% na última semana e alcançou 10,8% dos 19,7 milhões de hectares projetados para a campanha. O avanço só foi possível graças às condições climáticas registradas durante os sete dias passados, favorecendo regiões como a área central do país, o Sul de Córdoba, o Núcleo Norte e em menor medida sobre o Núcleo Sul, o Centro-Oeste de Entre Rios e o Centro Norte de Santa Fé, confirmou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

"As regiões aproveitaram a brecha no bom tempo para retomar os trabalhos e incorporar a maior quantidade de áreas possíveis", citou a Bolsa em seu relatório semanal que avalia o progresso do cultivo.

Mas as chuvas que provocam um atraso interanual no país em 14,2% ainda refletem no avanço dos trabalhos. Nas regiões Norte e Sul, que concentram mais da metade da superfície semeável, os atrasos chegam a -25% e 31%, respectivamente.

Em função das chuvas acima da média considerada normal, muitos lotes podem não recuperar o estado adequado para implantação. Grande parte dessa área está localizada no Oeste, Centro e Leste da Província de Buenos Aires.

As áreas destinadas ao plantio podem sofrer redução, em função das condições no país. Pontualmente no centro de Buenos Aires se prevê um decréscimo de -18,6% em resposta aos alagamentos. A situação é a mesma para a região de Cuenca del Salado, cujo decréscimo pode chegar a -3,2%.

No Norte de La Pampa e Oeste de Buenos Aires também se prevê um recuo de -1,3% sobre a área que poderia ser implantada durante a presente safra.

Em termos numéricos, a área implantada com soja no país já supera 2,1 milhões de hectares. O maior percentual de cobertura (22,5%) registra-se sobre o Núcleo Norte do país, onde 3,5 milhões de hectares foram reservados à cultura.


Fonte: Agrodebate..

Volte para a Listagem