19
nov
2012
Plantio dá um salto e cobre 22% de área da soja na Argentina
O plantio da safra 2012/13 de soja na Argentina deu um salto na última semana. Avançou de 10,8% para 22% da superfície projetada em 19,7 milhões de hectares da nova campanha, progresso de 11,2%, confirmou na quinta-feira (15) a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

Mesmo assim, a cobertura alcançada ainda reflete um atraso interanual na ordem de 15,4%, de acordo com a entidade. Em números absolutos, já foram semeados 4,3 milhões de hectares, estando pelo menos 55% da superfície concentrados nas regiões dos núcleos Norte e Sul, onde estão registrados os maiores avanços.

Em seu relatório semanal a entidade descreve que a incorporação de novas áreas ocorre favorecida pelas boas condições climáticas registradas durante os últimos dias.

Nas próximas semanas, são esperadas chuvas sobre o Oeste e o Sul da área agrícola, enquanto que o Centro-Oeste e o Nordeste da região Pampeana observarão precipitações moderadas entre 10 a 25 milímetros.

A safra 2012/13 na Argentina foi estimada em 55 milhões de toneladas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). Em seu último relatório sobre oferta e demanda divulgado, a entidade norte-americana projetou ainda exportações da oleaginosa em 12 milhões de toneladas. O país pode registrar um estoque final em 21,65 milhões de toneladas.

Já a produção global de soja foi projetada em 267,60 milhões de toneladas, um ligeiro crescimento sobre as 264,28 milhões de toneladas de outubro. Já as exportações mundiais devem alcançar 98,55 milhões de toneladas.


Fonte: Agrodebate..

Volte para a Listagem