Em meio ao clima favorável, o plantio da soja no Paraná avançou 5% e atingiu 80% da área estimada para essa temporada. Na semana anterior, a semeadura do grão estava completa em 75%. As informações são do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria estadual de Agricultura e foram reportadas nesta quarta-feira (10).
O órgão também informou que 98% das lavouras estão em boas condições e 2% apresentam condições medianas. Em relação à fase da cultura, em torno de 6% estão em estágio de germinação, 89% em desenvolvimento vegetativo e 5% em floração, ainda conforme dados divulgados pelo departamento.
Para essa safra, a projeção é que sejam plantados cerca de 5,24 milhões de hectares com a oleaginosa em todo o estado paranaense. E a perspectiva é que sejam colhidas mais de 18 milhões de toneladas nesse ciclo. Em seu último levantamento, o economista do departamento, Marcelo Garrido, ressaltou que, caso o clima colabore e não haja problemas mais graves, como a incidência de doenças fúngicas, o estado pode colher uma excelente produção de soja.
Inclusive, os produtores rurais estão atentos e já realizam as aplicações de fungicidas nas lavouras para evitar problemas com a ferrugem asiática. "O clima está ameno e chovendo bem, o que é perigoso para o aparecimento da doença e, por isso, já estamos aplicando os fungicidas", ratifica o vice-presidente do Sindicato Rural de Guaíra, João Bertuol.
De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, a doença já foi confirmada em lavouras comerciais nas regiões de Tibagi e Ponta Grossa, no início de novembro. Em comparação com a safra anterior, a ferrugem surgiu com um mês de antecedência no estado.
Fonte: Notícias Agrícolas
Volte para a Listagem