A safra de trigo deve ser ainda maior que a prevista um mês atrás, mostra relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgado ontem (29). A colheita do cereal iria crescer 100% e agora tem expansão estimada em 111%, para 3,98 milhões de toneladas.
Os produtores resolveram ampliar a triticultura em plena semeadura (falta plantar 1/3 das lavouras). A nova estimativa é de 1,32 milhão de hectares, a maior extensão em dez anos. Em dois anos, o trigo recuperou o espaço perdido nas três safras anteriores. O trigo sustenta crescimento de 97% na safra de inverno como um todo no Paraná. Considerando também aveia, canola, centeio, cevada e triticale, o estado espera colher 4,6 milhões de toneladas.
Em âmbito mundial, a previsão é de queda na produção de trigo. O Conselho Internacional de Grãos prevê que o mundo colherá 694 milhões de toneladas em 2014/15 - 3 milhões a menos do que o previsto um mês atrás. O Canadá, que colheu 37,5 milhões (t) na última temporada, recua a 28,5 milhões (t).
Nova dimensão
7 milhões de toneladas de trigo ou mais devem ser previstas no próximo relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como estimativa da safra brasileira, por força do incremento no plantio do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com isso, a importação volta à casa de 5 milhões de toneladas.
Fonte: Gazeta do Povo |