Desde o início de dezembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) intensificou as operações de fiscalização e vistoria em máquinas e implementos agrícolas que entram no estado. A medida, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), visa evitar a entrada de pragas e plantas daninhas que podem ser transportadas por colhedoras e outros equipamentos, caso não sejam adequadamente limpos.
A fiscalização ocorre nos Postos de Fiscalização de Trânsito Agropecuário (PFTAs) da Adapar, localizados nas divisas do Paraná com outros estados. Os fiscais realizam inspeções visuais nas máquinas para verificar as condições de limpeza. Caso os equipamentos não estejam devidamente limpos, a entrada no estado é proibida.
O SENAR-PR capacitou 30 servidores da Adapar para inspecionar os maquinários, garantindo que estejam adequadamente limpos e sem riscos de transportar pragas. A entidade também promoveu dois treinamentos a técnicos da Adapar, para que estejam aptos a inspecionar os maquinários e identificar quando estão adequadamente limpos, sem risco de trazer pragas e plantas daninhas ao Estado.
Além da fiscalização, a Adapar adotou ações preventivas de orientação. Ao saírem do Paraná em direção a outros estados, os transportadores são informados sobre a necessidade de limpeza completa dos equipamentos ao retornarem ao território paranaense. O SENAR-PR planeja produzir uma cartilha explicativa sobre o processo de limpeza, e o protocolo desenvolvido pela entidade será incluído como módulo extra nos cursos de colhedora de grãos oferecidos.
Fonte: Agrolink.
Volte para a Listagem