13
fev
2014
Paraná já colheu 20% da soja e prevê diminuição da produção devido à seca

Os produtores de soja no Paraná já colheram 20% do grão até a primeira semana de fevereiro.  A colheita da safra 2013/14 teve inicio no fim de janeiro.

Na região Oeste, em lavouras localizadas em Cascavel e Toledo, a colheita já chegou a 60% da área, por exemplo. A extração da soja também se encontra em estágio avançado em pontos das regiões Noroeste e Sudoeste do Estado.

Devido à falta de chuvas somada as altas temperaturas, registradas nas últimas semanas, as lavouras consideradas boas compunham 94% da área em janeiro, passando nesta semana a apenas 66%, com outras 28% em situação média e 6% consideradas ruins.

Em função disso, o Departamento de Economia Rural (Deral) irá realizar um novo levantamento da safra de grãos 2013/14 que será divulgado no fim de fevereiro. O Deral não revela a nova expectativa de produção, mas alerta que devido à falta de chuvas, os produtores contabilizando redução nas lavouras e perdas no potencial produtivo do grão.

O Paraná destinou quase cinco milhões de hectares para cultivo da soja neste ano, alta de 5% em comparação com a safra 2012/13. A produção inicial era de que até 16,5 milhões de toneladas fossem colhidas. Se confirmada previsão, o montante será 4% maior do que a safra passada.

Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem
whatsapp