A colheita do trigo já iniciou na região Norte do estado do Paraná nesse ano de 2018. Segundo informações divulgadas pelo analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, as condições de clima e da planta estão satisfatórias e propícias para que os produtores deem início ao processo de colheita.
“Em Campo Mourão, no centro-norte do estado, a manhã nasceu ensolarada, com temperaturas amenas, oscilando entre 10ºC e 25ºC, sem previsão de ocorrências de chuvas para o decorrer do dia, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). O trigo apresenta algumas lavouras já em estágio de maturação”, informa.
No entanto, o analista relata que no início da safra do cereal o rendimento das primeiras lavouras tem sido registrado em médias menores do que as estipuladas anteriormente pela equipe da T&F. Nesse cenário, existem lugares que sofreram com a ocorrência de chuvas nos dias que antecederam a prática, além da estiagem no período de desenvolvimento da cultura.
“Com o início pontual da colheita, o rendimento dessas primeiras áreas vem ocorrendo abaixo da produtividade inicial estimada. Em Cornélio Procópio, no norte no estado, ocorrência de precipitações na sexta-feira para sábado passado, com bom volume em todos os municípios, variando de 20 a 77 mm”, afirma.
No entanto, por mais que a chuva possa estar atrapalhando a produção em alguns aspectos, ela pode ser benéfica para outros cultivos, como a manutenção de pastagens. “Em Guarapuava, no centro do estado, a semana passada com ocorrência de chuvas em toda região, variando de 20 a 40 mm, vindo a beneficiar o desenvolvimento das lavouras de inverno e recuperação das pastagens”, finaliza.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem