Devido à estiagem prolongada, o plantio de trigo no Paraguai está em 1%, contra 20% nessa mesma época do ano passado. De acordo com dados foram divulgados pela Consultoria Trigo & Farinhas nesta terça-feira (26.04), o plantio da safra 2016 começou “timidamente” apenas nos departamentos mais ao sul das regiões produtoras de Itapúa, Caazapá e sul de Alto Paraná.
“Estas regiões receberam chuvas nas últimas duas semanas e tinham áreas livres (sem soja nem milho safrinha) e começaram o plantio antes da região mais ao norte, especialmente em Canindeyú. Este último departamento não recebeu chuvas em abril e mesmo já tendo áreas livres, sejam de soja safrinha colhida e não semeadas com soja ou milho, não plantou trigo por causa da seca de quatro semanas e temperaturas dignas de um verão dos mais fortes”, aponta boletim da T&F.
“Diante disso, preços estáveis. Há uma redução de 18% na área de plantio, porque vender trigo nos preços atuais não foi atrativo na última semana”, conclui o analista sênior da Consultoria, Luiz Carlos Pacheco.