03
nov
2011
Oscilações desencorajam novas vendas
Carlos Guimarães Filho e José Rocher

A queda do valor da soja tende a acentuar a tradicional entressafra de negócios entre o plantio e a colheita de verão. Os analistas ouvidos pela reportagem explicaram que os produtores fizeram bons negócios na safra passada e estão tendo custos de plantio relativamente baixos nesta temporada (pouco acima dos registrados em 2010, mas bem menores que a remuneração oferecida pelos grãos). Capitalizado, o setor não tem necessidade de vender a produção às pressas num cenário de preços oscilantes.

“Os produtores estão agindo como empresários rurais. Eles vão esperar e aproveitar os picos de preço para vender”, diz a economista Gilda Bozza. O fato de as vendas antecipadas terem aumentado nesta temporada é avaliado como um fator positivo. Por outro lado, não estão descartados reajustes nas cotações nos próximos meses, que podem inverter o quadro atual.

As estimativas mais aceitas entre os especialistas são de que 30% da soja a ser colhida no início de 2012 no Brasil já foram vendidos. O índice está 8 pontos além do considerado normal. No milho, os negócios também teriam sido acelerados, passando de 20%. O Paraná estaria com taxas pouco abaixo das nacionais e ainda tem cerca de 10% da safra da soja e do milho da safra 2010/11 para vender. Boa parte das vendas antecipadas refere-se a contratos de troca, em que o produtor se compromete a entregar parte da colheita em troca de insumos, a um preço prefixado. (CG)

Fonte: Gazeta do Povo
Volte para a Listagem