Em um panorama global, a produção de trigo apresenta condições variadas, de acordo com o monitoramento do GEOGLAM Crop Monitor. A situação em cada região é influenciada por uma série de fatores, incluindo clima, condições do solo e questões geopolíticas.
Na União Europeia, as condições são favoráveis, exceto na Península Ibérica, que enfrenta uma seca histórica. No Reino Unido, a primavera chuvosa favoreceu as condições de crescimento, apesar de um maio e junho mais secos. Na Turquia, as condições são favoráveis graças às chuvas abundantes na primavera.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
Na Ucrânia, a colheita está começando no sul sob condições favoráveis, longe das zonas de guerra. Na Rússia, a colheita do trigo de inverno está começando sob condições favoráveis. A semeadura do trigo de primavera está terminando sob condições secas.
Na China, a colheita do trigo de inverno termina após um recorde de chuvas durante a colheita, o que resultou em uma pior qualidade e menor rendimento do cereal. O trigo de primavera está sob condições de seca no norte.
Nos Estados Unidos, a colheita do trigo de inverno está em andamento, com condições ruins nas Grandes Planícies centrais e sul devido à seca prolongada. O trigo de primavera está sob condições mistas em partes das Dakotas devido ao recente clima quente e seco. Mais da metade do trigo norte americano está com qualidade ruim ou péssima.
No Canadá, as condições são mistas para o trigo de inverno e de primavera devido à expansão da seca nas pradarias do oeste. Na Austrália, a precipitação de junho, média a acima da média, beneficiou o estabelecimento e crescimento das culturas na maior parte do país; no entanto, as condições secas persistem no leste.
Na Argentina, a semeadura está começando sob condições mistas à medida que os níveis de umidade do solo começam a se recuperar. Já no Brasil, a maioria das lavouras de trigo apresentam boas condições, com estimativas de boa produtividade, dada as condições de chuva nos primeiros estádios de desenvolvimento.
Essas condições variadas em todo o mundo têm implicações significativas para a produção global de trigo e, consequentemente, para os preços e a segurança alimentar.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.
Fonte: AGROLINK.
Volte para a Listagem