A pesquisa está mais perto de fornecer aos produtores uma importante ferramenta para garantir maior proteção ao cultivo de trigo contra doenças e problemas climáticos. Cientistas decodificaram, de forma preliminar, o genoma do cereal. O estudo foi publicado na Science, uma das mais importantes revistas científicas do mundo.
A expectativa é de que a sequência completa seja decodificada em três anos. A grandeza da conquista está no tamanho do desafio: o genoma do trigo é cinco vezes maior do que o humano.
- É uma ferramenta que a comunidade científica aguarda há muito tempo. Abre novas perspectivas para os estudos de melhoramento genético - avalia o engenheiro agrônomo Luciano Consoli, pesquisador do laboratório da biotecnologia da Embrapa Trigo.
Na decodificação feita agora, os cientistas se concentraram na variedade de trigo comum Triticum aestivum L.
- Alcançamos um importante marco em nosso mapa - afirmou Catherine Feuillet, copresidente do Consórcio Internacional de Sequenciamento do Genoma do Trigo (IWGSC).
Com o consumo em alta e o recuo na produção mundial - 5,5% entre 2000 e 2008 -, há necessidade crescente de ampliar a produtividade.
Fonte: Canal do Produtor |