Novas indicações para o cultivo da soja

Livreto com orientações é resultado da 38ª Reunião de Pesquisa da Soja da Região Sul

A inclusão de novas cultivares, inseticidas e fungicidas, além de orientações para o manejo adequado do solo são as principais alterações na Indicação para a cultura da soja na safra 2010/11 e 2011/12. As informações são resultado da 38ª Reunião de Pesquisa da Soja da Região Sul, que aconteceu de terça até ontem, em Cruz Alta no Noroeste, promovida pela Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa (Fundacep).

Após três dias de debates e troca de experiências, cerca de 100 pesquisadores do sul do país elaboraram as orientação, que farão parte de um livreto, contendo todas as informações para que o produtor tenha uma boa colheita. A publicação deve começar a ser distribuída no próximo mês para empresas públicas e privadas que prestam assessoria no setor do agronegócio.

As sete novas cultivares incluídas são mais adaptadas ao clima e ao solo de Rio Grade do Sul e Santa Catarina.

— São produto originados da região e de acordo com nossa condições, possibilitando uma maior produtividade e plantas mais resistentes — destaca o diretor da Fundacep, José Ruedell.

Segundo ele, há oito anos a maior parte das sementes transgênicas vinham da Argentina. Com o avanço nas pesquisas brasileiras, este dado se reverteu. Nos últimos anos, o Brasil registra um crescimento de 70% na utilização de cultivares nacionais. O aumento na aquisição de produto nacional, possibilitou com que as empresas de pesquisa também passassem a investir mais em estudos. Para a safra 2011/2012, a Fundacep já estará disponibilizando uma cultivar mais tolerante a ferrugem.

No entanto, outra conclusão da reunião, é que tantos investimentos não serão suficientes se os produtores não tiverem consciência do cuidado com o solo.

— O palhado, as culturas que preparam o solo para o plantio da soja, também são fundamentais para uma boa safra — lembra Ruedell.

Outra modificação é a periodicidade da reunião. Antes realizada anualmente, passará a acontecer a cada dois anos. Assim, a próxima edição será em 2012, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo.

Fonte: Zero Hora -  Leila Endruweit, Cruz Alta