28
mar
2013
Nova praga ataca plantações brasileiras
Sem registros anteriores no Brasil, a Helicoverpa armigera foi localizada no início deste ano no país e pode ser considerada uma das pragas mais sérias do mundo. Apenas na Bahia os prezuízos já ultrapassam R$ 1 bilhão.

Até o momento não se sabe como ela ingressou no país, mas um dos fatores que ajudam na proliferação é o comércio de plantas ornamentais e flores de corte. A praga se hospeda em mais de 30 culturas, dentre as quais: soja, laranja, algodão, quiabo, cebola, melão, morango, batata doce, alface, tomate, maçã, feijão, batata e milho. A Helicoverpa armigera é encontrada na parte aérea da planta (flor, estruturas reprodutivas, pontos de crescimento, folhas, gemas, fruto/vagem). As larvas dessa espécie atacam ramos, flores e cápsulas da semente de plantas desenvolvidas alimentando-se das partes da planta que são de maior valor para o consumo humano, provocando reduções na quantidade de alimentos disponíveis.

A espécie consta da lista de Pragas Quarentenárias Ausentes para o Brasil, o que significa que, após análise pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ela foi considerada de potencial de impacto significativo para o Brasil. Além das perdas diretas em campo, existe uma série de custos associados tanto para o setor privado (perdas diretas e custo de controle) quanto para o setor público (estabelecimento de medidas de emergência, controle de trânsito, novas regulamentações). Perde, também, o consumidor pois o aumento nos custos de produção pode levar aumento no preço dos alimentos.


Fonte: Agropec Consultoria

Volte para a Listagem