18
out
2023
Nova onda de calor? Temperaturas ficarão 5°C acima do normal

Na última terça-feira o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta sobre a atuação de uma nova onda de calor em áreas do Brasil central. Este alerta tem validade até o próximo sábado (21/10) onde as temperaturas máximas ficarão 5°C acima da média histórica para o mesmo período. 

Este alerta tem validade para todo o estado de Mato Grosso, sul do Pará, Rondônia, Goiás, e Mato Grosso do Sul. 

A situação requer uma atenção maior, em função do progresso da semeadura da soja, que já vem enfrentando problemas em relação à falta de umidade no solo – dada a ocorrência de chuvas muito irregulares.

Agora, contrastando com essa condição, áreas do sul e sudeste ainda seguem com a possibilidade de temporais nesta quarta-feira (17/10). Essas chuvas têm potencial para ocorrer na forma de tempestades localmente fortes e serem acompanhadas de algum evento de tempo adverso. 

Já em setores do MATOPIBA, uma massa de ar seco deve ser reforçada, impedindo a formação das chuvas em grande parte da região.

Região Norte

As chuvas na região norte são causadas, principalmente, pela combinação entre o calor e umidade. Calor este, que deve ser reforçado ao longo dos próximos dias, onde os termômetros devem se aproximar da marca dos 37 a 39°C em setores do sul da região. Ao mesmo tempo, uma massa de ar seco deve avançar pelo leste, como em áreas do Tocantins e sudeste do Pará. Nesta quarta, as maiores chuvas estão previstas para a região do Baixo Amazonas, Amapá e Roraima.

Região Nordeste

As condições de chuvas diminuem em todas as áreas da região, se comparado ao dia anterior. Mesmo assim, ainda há os resquícios de umidade oceânica que pode causar algumas pancadas de curta duração e fraca intensidade em áreas do Sealba. Já nas imediações de Rosário (MA) as instabilidades tamb?e podem surgir, principalmente, no período da tarde, mas com curta duração. Nas demais localidades, a previsão é de tempo seco, quente e firme.

Região Centro-Oeste

O grande destaque na região, e que deverá seguir ao longo dos próximos dias, é o reforço da massa de ar quente. As temperaturas seguirão em elevação, com os termômetros superando os 40°C no período da tarde.  Mesmo com o forte calor, há condições de chuvas, principalmente em áreas da metade sul do Mato Grosso do Sul e metade oeste do Mato Grosso. Essas instabilidades são extremamente irregulares, mas devido ao forte calor, elas podem ser na forma de tempestades. Já em áreas da metade norte de Goiás e metade leste de Mato Grosso, o predomínio será de céu limpo, o que pode resultar em temperaturas do solo desfavoráveis para a semeadura da soja.

Região Sudeste

A influência de uma frente fria oceânica aumenta as condições de chuvas em áreas do sul e leste de Minas, Rio de Janeiro e litoral Paulista. Adicionalmente, trovoadas localmente fortes devem ocorrer sobre o interior do estado de São Paulo. No que diz respeito aos volumes previstos, há uma variação entre os 5 e 15 mm no dia, mas que podem ocorrer em curtos períodos de tempo – como consequência das trovoadas de final de tarde. A tendência é de um dia com temperaturas amenas em áreas mais próximas ao litoral, ao passo que áreas mais interioranas terão uma aumento nas temperaturas se comparadas ao dia anterior.   

Região Sul

A previsão indica aponta que as instabilidades deverão seguir ocorrendo sobre a região, particularmente ao noroeste do Rio Grande do Sul e Oeste Catarinense. Essas chuvas são provocadas por um sistema de baixa pressão que persiste sobre a região, além do forte suporte de ar quente e úmido proveniente da região amazônica. Sobre o Paraná, também devem ocorrer instabilidades, que podem ser pontualmente fortes, principalmente no decorrer da madrugada. Outro destaque na região, é válido para o extremo sul, que pode amanhecer com temperaturas abaixo dos 4°C.

Fonte: Agrolink.

Volte para a Listagem
whatsapp