A terça-feira (12/04) será marcada pelas chuvas provocadas pela formação de uma nova frente fria. Esta frente fria, em conjunto com as instabilidades provocadas pelos ventos, elevam o potencial para temporais.
Além disso, o forte suporte de ar quente e úmido trazido da região norte contribui para acumulados expressivos. Os volumes podem superar a marca dos 70 mm no decorrer do período. Especialmente na parcela centro e oeste da Região Sul.
Parte dessas instabilidades no sul, vão influenciar o tempo no centro-oeste e região sudeste. Contudo, as áreas com maior risco para eventos de tempo adverso ficam na Região Sul.
Região Norte
As condições de chuvas seguem elevadas em grande parte da região. Entretanto, o padrão indica uma maior irregularidade das instabilidades na metade sul. Deste modo, o tempo terá o predomínio sol no AC, grande parte de RO e sudoeste do TO.. As pancadas até podem ocorrer, mas de forma mal distribuída. Chove forte ao norte do PA, AP e na Ilha de Marajó.
Região Nordeste
As instabilidades diminuem sobre a região, embora ainda haja condições para chuvas na faixa norte. Além disto, algumas projeções apontam para um dia com maiores condições de chuvas no oeste da BA. Com volumes que podem se aproximar dos 10 mm na região de Santa Maria da Vitória. As condições para chuvas seguem elevadas sobre boa parte do MA e PI. Contudo, os volumes serão bem menores do que os registrados nos dias anteriores. Entre o sul do CE, oeste da PB e de PE, as chuvas podem ocorrer na forma de pancadas. Agora, já na faixa nordeste do nordeste, e nordeste da BA, o predomínio será de tempo seco e temperaturas elevadas.
Região Centro-Oeste
A formação de uma frente fria no sul do país, vai elevar o potencial das chuvas sobre o sul da região. Essas instabilidades podem ser na forma de temporais, particularmente na grande região de Iguatemi. Na média dos resultados das previsões, os acumulados podem superar a marca dos 40 mm. Além disso, os temporais podem ser acompanhados de raios, vendavais e queda de granizo isolado. Todavia, grande parte do centro-oeste fica sobre o domínio de tempo seco. Este será o caso do Bolsão Sul Mato-Grossense, sul e leste do MT e na metade oeste de GO. As temperaturas continuam elevadas e com a umidade também elevada, a sensação térmica será alta.
Região Sudeste
Parte das instabilidades que atingem a região sul, também provocam influências sobre o sudeste. Neste caso, o dia será marcado por pancadas isoladas em praticamente todo o estado de SP. Sobre MG, as chuvas se concentram no centro-sul e Triângulo Mineiro. Apesar das condições elevadas para chuvas, as projeções não apresentam valores expressivos de chuva. Na média das estimativas, os valores mais altos se concentram na grande região de Capão Bonito. Com valores inferiores aos 20 mm no período. Sobre o leste de MG e ES, podem até surgir algumas instabilidades. Mas serão de forma rápida e passageira. O tempo será seco em todo o RJ.
Região Sul
O dia será marcado por fortes instabilidades na região. Contudo, essas instabilidades serão provocadas pela formação de uma nova frente fria. Além disso, o sistema está recebendo uma grande quantidade de umidade proveniente da região norte. Somado à grande quantidade de umidade, os ventos nas partes mais altas da atmosfera estão fortes. Essas condições atuando em conjunto elevam o potencial de eventos significativos. As áreas que poderão registrar fortes temporais ficam entre Concórdia e Palmas. Onde as projeções mostram chuvas acima dos 70 mm no decorrer do período. Apesar disso, a tendência será de um tempo mais seco no extremo sul do RS.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem