Produtores de soja do Paraná já pensam em acionar o Seguro Rural para cobrir as perdas causadas pelo calor nas lavouras de soja. Em algumas lavouras do norte do Estado não vai ser possível fazer a colheita dos grãos.
A temperatura no Estado tem batido os 36 graus. Não chove com intensidade há mais de um mês. O produtor Daniel Salomão tinha a expectativa de colher 60 sacas por hectare, mas diz que já está preparado para não colher sequer um grão.
Segundo ele, a solução é acionar o seguro. Em outra área Salomão conseguiu colher 10% do que plantou, mas teme perder em produtividade e em preço.
A preocupação é a mesma do presidente do Sindicato Rural de Londrina, Narciso Pissinatti. Na última semana a Secretaria de Agricultura do Estado divulgou uma estimativa de safra prevendo que a produção chegue a 16,400 milhões de toneladas.
Em pelo menos 20 municípios da região norte, segundo Pissinatti é provável que não se colha nem a metade do que estava previsto. De acordo com o presidente do Sindicato, um problema que os produtores estão sentindo agora e vão sentir ainda mais depois.
Fonte: Canal Rural
Volte para a Listagem