No decorrer desta segunda-feira (15/05) o Brasil terá uma variedade de condições de tempo. Uma massa de ar frio e seco ganha espaço no Centro-Sul, há condições para geadas fracas e pontuais no sul, possibilidade de chuvas fortes no norte e pancadas isoladas no Sudeste e Nordeste.
A massa de ar seco avança até o sul da região norte, limitando as chuvas, enquanto o norte do Amazonas e Roraima esperam chuvas intensas. No Nordeste, áreas de instabilidade surgirão na Bahia, Maranhão, Ceará e Piauí, com chuvas isoladas e calor forte.
Já no Centro-Oeste, espera-se tempo firme com grande variação de temperatura, com possibilidade de chuva isolada no norte do Mato Grosso. O Sudeste verá chuvas em Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, ao passo que em São Paulo e sul de Minas Gerais o tempo firme e temperaturas mais baixas.
Na região Sul, o dia será de tempo firme e estável, com a possibilidade de geadas fracas nas áreas de maior altitude devido à presença de uma massa de ar seco e frio.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência.
Região Norte
No decorrer desta segunda, uma massa de ar seco deve avançar pelo sul da região, o que pode limitar a ocorrência de chuvas nos estados do Acre, Rondônia, sul do Amazonas e sul do Pará, embora ainda exista uma pequena possibilidade de pancadas isoladas nestes setores. Por outro lado, Roraima e o norte do Amazonas deverão enfrentar chuvas intensas. Já no estado do Tocantins as chuvas podem vir e ser positivas para as lavouras de algodão da região. Além disso, o calor será forte, especialmente em áreas do sul da região norte.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade surgirão no sul e oeste da Bahia, na forma de pancadas isoladas, embora os volumes devam ser baixos as chuvas previstas trarão alguma umidade para o solo, proporcionando um breve alívio para as lavouras. Além disso, as chuvas devem se deslocar para o sul do Maranhão, Ceará e sul do Piauí, embora apresentem uma grande irregularidade em termos de volume e frequência. Por outro lado, o calor será forte, destacando-se principalmente nas áreas do sertão da Bahia, Rio Grande do Norte e oeste da Paraíba.
Região Centro-Oeste
O início da semana terá predomínio de tempo firme e grande variação nas temperaturas. No Distrito Federal, as menores marcas devem beirar os 15°C, enquanto no sul do Mato Grosso do Sul, especificamente na cidade de Ponta Porã, os termômetros podem registrar marcas perto dos 10°C. Em contrapartida, com a forte presença do sol, espera-se que as temperaturas ultrapassem os 35°C em áreas do norte de Goiás, como em Porangatu. As demais regiões experimentarão uma grande amplitude térmica ao longo do dia. Apesar da predominância do tempo seco, não se descarta a possibilidade de alguma pancada de chuva isolada e pontual no norte do Mato Grosso.
Região Sudeste
Apesar do tempo firme na maioria dos setores, os ventos oceânicos devem provocar chuvas nas áreas leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em contrapartida, São Paulo e a região centro-sul de Minas Gerais devem despertar com temperaturas mais baixas. Destaca-se a região montanhosa do sul de Minas, especialmente em cidades como Poços de Caldas, onde as temperaturas podem chegar a 6°C. Apesar do frio pela manhã, o tempo deve se manter firme em São Paulo e na metade sul de Minas Gerais. Ainda em Minas, no noroeste do estado, em cidades como Unaí, as temperaturas no período da tarde devem ser altas, ultrapassando a marca dos 34°C.
Região Sul
A segunda-feira promete ser um dia de tempo firme e estável, graças à presença de uma região de alta pressão atmosférica. Nesse cenário, uma massa de ar seco e frio predomina, trazendo a possibilidade de geadas fracas nas áreas de maior altitude, o que demanda atenção por parte dos agricultores e produtores rurais. No entanto, a tendência é que ocorra um aumento gradual das temperaturas ao longo do dia.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem