mar
MS já perdeu cerca de 30% da safra de soja

Levantamentos feitos por associações de produtores, prefeituras e pelo governo de Mato Grosso do Sul indicam que as perdas no campo já somam 1,5 milhão de toneladas de soja, das cerca de 5,4 milhões de toneladas previstas pela Companhia Nacional de Abastecimento para a safra 2010/2011.

Segundo o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Lucas Galvan, em alguns municípios a perda é bem maior.

"Em São Gabriel do Oeste, grande produtor, o laudo da prefeitura e da agência rural estimou perda de 60% na colheita do grão. Em outros municípios já foram registrados até 50%", anunciou Galvan.

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, disse que 15 municípios já estão em estado de emergência e outros aguardam o laudo técnico. Com a visita ontem ao Estado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, Puccinelli comentou esperar que a situação das demais cidades seja avaliada e que as vias de escoamento da produção sejam recuperadas.

"É um trabalho urgente, porque mais de um milhão de toneladas de soja estão sendo perdidas daquela que seria uma safra recorde. No começo da colheita houve mais de dez dias de chuva ininterruptos, então a soja começou a apodrecer ainda no campo", destacou o governador.

A produção de soja no Estado, deve regredir com os danos causados pelo excesso de chuvas a patamares de quatro safras passadas. Galvan avaliou que os prejuízos reforçam a necessidade de implantação de seguros agrícolas mais efetivos e acessíveis aos agricultores. Antes do período de chuvas, apenas 30% da colheita tinham sido concluídos.

Vizinho

Em Mato Grosso, Estado vizinho, as chuvas também afetam a colheita, porque impedem o trabalho das máquinas. Segundo o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro, apenas metade da safra, estimada em cerca de 20 milhões de toneladas, foi colhida.

"O restante tem que ser colhido em dez dias", estimou Fávaro, explicando que além da perda na safra de soja, o atraso na colheita prejudicará o plantio de milho.

Dos cerca de 1,8 milhão de hectares estimados em plantio de milho para o ciclo 2010/2011, apenas 1,3 milhão de hectares já foi plantado. O restante será cultivado com risco de seca durante a safra.

Colheita

50 sacas é a estimativa de produção por hectare cultivado; na safra anterior foi de 48 sacas

Fonte: O Diário de Maringá - Danilo Macedo e Beatriz Arcoverde