O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo B. Maggi, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício A. Lopes, visitam nessa sexta-feira, 10 de fevereiro, a Embrapa Soja, em Londrina-PR. O objetivo da visita é conhecer as instalações da empresa e aprofundar os conhecimentos sobre as linhas de pesquisa e seus resultados.
Após reunião com a direção e equipe técnica da Embrapa Soja, o ministro iniciará a visita pelos laboratórios e complexos de casas de vegetação, onde irá conhecer os laboratórios de ecologia química e biotecnologia. "São áreas de pesquisa de ponta, onde se busca antecipar tendências e desafios que a cultura poderá enfrentar", explica José Renato Bouças Farias, Chefe-Geral da Embrapa Soja.
Em seguida, o ministro irá visitar o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), um dos três maiores bancos de sementes de soja do mundo e uma coleção de plantas de soja selvagem. "O banco de germoplasma é um patrimônio do povo brasileiro. Temos uma estrutura com cerca de 45 mil tipos diferentes de soja, que são estudadas, catalogadas e usadas nos programas de melhoramento genético", destaca Farias.
O ministro também irá conhecer ensaios de pesquisa desenvolvidos a campo, como a nova geração de cultivares de soja da Embrapa e pesquisas sobre o comportamento da cultura frente às mudanças climáticas, entre outros projetos de pesquisa. A visita encerra-se na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, local onde os conhecimentos desenvolvidos são aplicados na prática e demonstrados aos técnicos e agricultores.
Fonte: Cultivar
Volte para a Listagem