17
mai
2023
Massa de ar seco e frio avança. VEJA A PREVISÃO COMPLETA

Para esta quarta-feira (17/05) o avanço da massa de ar seco e frio será destaque em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país. O amanhecer deverá ter temperaturas de inverno em algumas regiões, como no sul de Minas Gerais onde os termômetros devem se aproximar dos 0°C nos pontos de maior altitude.

 Apesar desse amanhecer mais frio, o tempo firme e a forte presença do sol, garantem o rápido aquecimento. No período da tarde, as marcas devem superar os 30°C em estações desde o Paraná até o sertão do Nordeste do Brasil. 

Este comportamento é comum para a época do ano, em juntamente com a grande variação nas temperaturas, espera-se também índices de umidade perto dos 20% nos horários mais críticos. 

Grande parte do país, terá o predomínio de tempo firme nesta quarta, mas a atuação das instabilidades tropicais garantem as chuvas na faixa norte do país, abrangendo áreas desde o Rio Grande do Norte até o norte do Amazonas. Com destaque para regiões entre Tocantins e Maranhão que podem registrar fortes temporais, acompanhados de granizo.

Região Norte

As chuvas deverão ficar concentradas na parcela central da região, resultado de instabilidades geradas pelo fator termodinâmico – combinação de calor e umidade – o que favorece o desenvolvimento de nuvens de chuva. Enquanto isso, a metade sul da região, que inclui partes do Acre, Rondônia, sul do Pará e sul do Tocantins, deverá registrar um tempo mais seco, com menores chances de precipitações. Por outro lado, o centro norte do Tocantins é uma área de atenção, pois a previsão indica a possibilidade de chuvas localmente fortes, inclusive com a sinalização para a ocorrência de granizo.

Região Nordeste

As instabilidades tropicais provenientes da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) devem manter as condições de chuvas na faixa norte do Maranhão, Piauí e no litoral do Ceará. No oeste de Pernambuco e Rio Grande do Norte, esperam-se algumas chuvas isoladas. Nota-se também que há condições favoráveis para temporais localmente fortes sobre a parcela central do Maranhão, inclusive com a possibilidade de granizo. Os ventos oceânicos estão trazendo umidade para a costa leste da região, podendo resultar em chuvas fracas e passageiras. No entanto, o calor será forte no oeste da Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Essa condição de calor e poucas chuvas devem agravar a situação das lavouras na Bahia.

Região Centro-Oeste

A massa de ar frio e seco ganhará força na região Centro-Oeste, garantindo uma manhã mais fria em diversas áreas. Particularmente no leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sudeste de Mato Grosso, os termômetros devem amanhecer com registros próximos ou abaixo dos 8°C. No entanto, apesar do frio da manhã, o tempo seco e a forte presença do sol devem resultar em índices de umidade abaixo dos 20% nos horários mais críticos, especialmente em áreas como Alto Taquari (MS) e Rondonópolis (MT). Além disso, o calor será forte no norte de Goiás, com registros de até 34°C em São Miguel do Araguaia.

Região Sudeste

A massa de ar frio e seco ganha força, garantindo uma manhã mais fria em mais áreas. Destaca-se que as temperaturas podem atingir marcas próximas a 0°C nos pontos de maior altitude de Minas Gerais. Apesar do início de dia gelado, o tempo permanecerá firme em todos os setores, com a presença marcante do sol propiciando um aquecimento rápido e elevando as temperaturas. Apesar da predominância de tempo seco, algumas instabilidades fracas e pontuais devem ocorrer no litoral, em função dos ventos oceânicos. Essas condições se mostram favoráveis para as operações nas lavouras, favorecendo especialmente a maturação e a colheita do café e da cana-de-açúcar.

Região Sul

O domínio da massa de ar seco e frio, associada ao sistema de alta pressão, seguirá influenciando o tempo na região. O amanhecer será ameno, com alguns pontos registrando temperaturas abaixo dos 5°C, com uma pequena possibilidade de ocorrência de geadas em áreas de baixada e em pontos de maior altitude. Contudo, ao longo do dia, podemos esperar um forte aquecimento com a presença do sol, contrabalanceando as baixas temperaturas da manhã. A variação de nebulosidade será mais evidente no vale do Itajaí, em Santa Catarina e no leste do Paraná. O cenário é positivo para as operações em campo e para o desenvolvimento das culturas de inverno.

Fonte: AGROLINK.

Volte para a Listagem
whatsapp