A quinta-feira (05/05) será marcada pelo avanço de uma frente fria no território nacional. Este sistema levará chuvas para algumas áreas do centro do país, trazendo algum alívio em relação à situação hídrica da parcela central do Brasil. Com o avanço dessas chuvas, uma área de alta pressão de origem polar vai dominar o tempo na metade sul do Brasil. Com isso, as temperaturas estarão baixas no período da manhã e as tardes podem ser amenas.
Além disso, a região de alta pressão impede a formação das nuvens carregadas, mantendo o tempo firme até mesmo em algumas áreas que enfrentaram chuvas volumosas nos últimos dias.
Saiba a previsão para a sua cidade aqui.
Região Norte
A aproximação de uma massa de ar mais frio e seco pela metade sul, diminui as condições de chuvas em algumas áreas. Este comportamento será observado sobre na grande região da Boca do Acre no AM, e em todo o estado do AC de RO, onde o tempo será firme. Por outro lado, o padrão dos ventos contribui para o retorno de algumas instabilidades sobre o estado do TO, mas ainda sobre o sul, o tempo segue firme e seco. Os maiores volumes poderão ser registrados sobre Madeira com registros superiores aos 40 mm no decorrer do período.
Região Nordeste
De maneira geral, as instabilidades diminuem sobre a região. Mesmo assim, o corredor de umidade na faixa norte, continua ativo e provocando chuvas expressivas entre o RN até o norte do MA. O tempo segue firme e seco entre o interior da BA, oeste de PE e metade sul do PI. Os termômetros podem se aproximar dos 37°C no interior do PI e sul da BA. Em relação às chuvas, os maiores acumulados podem ser registrados sobre a grande região de Baixo Jaguaribe no CE, com volumes acima dos 35 mm no decorrer do período.
Região Centro-Oeste
A atuação da massa de ar frio mantém as temperaturas baixas sobre a região, particularmente no amanhecer. Além disso, o ramo de instabilidades da frente fria que também atua sobre o centro-oeste, favorece as chuvas sobre o leste e centro do estado de Goiás, onde os volumes podem superar a marca dos 10 mm no Entorno de Brasília. As instabilidades também poderão ser registradas sobre o MT, mas com volumes de 10 mm , mas deslocados no extremo norte da grande região do Norte Araguaia. No período da tarde, os termômetros voltam a se elevar no oeste do MS e sul do MT, sendo que durante a quinta-feira o tempo segue quente na metade norte do centro-oeste.
Região Sudeste
A atuação da frente fria continua provocando chuvas em algumas áreas da região sudeste. As chuvas se concentram na faixa central de MG, RJ e ES, com volumes que podem superar a marca dos 15 mm no decorrer do dia. Outro destaque para a região é a queda nas temperaturas, sobretudo na metade sul do sudeste. A massa de ar frio vai manter os termômetros abaixo dos 10°C no período da manhã, com possibilidade de geadas isoladas nas regiões montanhosas de MG. No período da tarde as temperaturas também podem ficar abaixo dos 25°C, mantendo uma tarde amena. Contudo, entre o norte de Minas e ES, o tempo segue quente e com sensação de abafamento devido à maior quantidade de umidade na região.
Região Sul
O tempo volta a firmar na região sul, dando espaço para uma massa de ar polar. Após a passagem do ciclone extratropical, que provocou chuvas volumosas nos últimos dias, o avanço de uma área de alta pressão de origem polar vai derrubar as temperaturas no sul. Ainda não temos condições para geadas, mas os termômetros poderão amanhecer com marcas inferiores aos 7°C entre a serra gaúcha e a catarinense, e abaixo dos 5°C no sul do RS. Durante a tarde, as temperaturas ficam amenas e a sensação térmica pode ser ainda menor, devido aos ventos mais intensos na costa da região. Sobram algumas instabilidades sobre o leste de SC, particularmente no período da madrugada e que podem resultar em chuvas de até 15 mm na grande região de Tubarão.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem