A principal commodity agrícola do mundo é tema da quinta revista produzida pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo em 2014.
A trajetória da soja no Brasil, desde o registro do primeiro plantio em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, até o momento atual do grão que cobre 55% da área de plantio do país, está contada em detalhes nas 44 páginas da publicação da edição histórica "100 anos da soja, o grão que redesenhou o mapa do Brasil".
A revista será encartada na edição de domingo (7) do jornal da Gazeta do Povo e também poderá ser lida no site agrogp.com.br.
Para marcar o lançamento oficial da publicação, autoridades e representantes de todos os elos da cadeira produtiva do agronegócio estiveram reunidos em um café da manhã, nesta quinta-feira, na sede da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Na ocasião, o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, justificou a escolha do tema.
"A soja é o grande ativo do agronegócio brasileiro e da economia nacional. Representa 18% do Valor Bruto da Produção (VBP) do Brasil", disse Ferreira. "Hoje, 48% dos produtores entregues nas cooperativas do Paraná recebem algum valor agregado, principalmente a soja", complementou João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar.
Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a revista é uma ferramenta importante para o setor e mesmo para a população geral conhecer a história da oleaginosa no Brasil. "A revista permite reconhecer essa evolução fantástica da soja", afirmou.
Ortigara destacou também que a oleaginosa irá ocupar mais de 5 milhões de hectares no Paraná na safra 2014/15, fato inédito na história da agricultura estadual. "Isso apenas reforça a força do grão", ressaltou.
Ao longo das 44 páginas, diversos temas ligados à soja como a origem, o peso do grão na agricultura brasileira, o avanço da cultura pelo Cerrado, o sistema de plantio direto, tecnologias e a "disputa" com os Estados Unidos, entre outros, estão retratados.
Fonte: Gazeta do Povo
|