La Niña pode influenciar a próxima safra de soja

As chuvas que chegam aos poucos e atrasam o plantio da safra de verão no Paraná, também podem chegar mais tarde nos meses de outubro e novembro em Mato Grosso, influenciado o plantio de soja no estado.

A La Niña, fenômeno caracterizado por um resfriamento do Oceano Pacífico, é a responsável pelo cenário climático no Centro-Oeste do Brasil.

Esse quadro não deve provocar quebra de produção no estado brasileiro que mais produz soja, mas deve ser servir de alerta aos produtores rurais mato-grossenses.

De acordo com Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, apenas algumas regiões do estado terão o plantio atrasado em função das chuvas tardias.

A previsão climática indica que nos meses de outubro e novembro deste ano o volume pluviométrico será abaixo da média registrada no ano passado. As chuvas devem regularizar na segunda quinzena de novembro.

Fonte: Gazeta do Povo