Nesta sexta-feira (30/06) a massa de ar quente e seco ganha ainda mais abrangência no interior do Brasil, mantendo o tempo firme desde o Paraná até o centro-norte da região Norte. Esta condição, traz temperaturas mais elevadas e baixíssimos índices de umidade no período da tarde.
Mesmo assim, algumas instabilidades podem ocorrer, especialmente na região Sul, como consequência do avanço de uma região de baixa pressão. Essas chuvas devem acontecer de forma rápida e passageira, mas não se descarta a ocorrência de alguma trovoada pontual.
Outro setor que deve seguir com chuvas nesta sexta, é toda a extensão do litoral leste do Brasil. Praticamente desde o sudeste até o norte do Maranhão existe a possibilidade da ocorrência de chuvas passageiras. Atenção para o norte do Maranhão, onde há condições de temporais.
Região Norte
Nesta sexta, as instabilidades ficam ainda mais restritas na região norte, confinadas no extremo norte do Brasil. As regiões que devem receber as chuvas mais expressivas ficam sobre Roraima, Baixo Amazonas no Pará e Amapá. Mesmo assim, as projeções indicam chuvas abaixo dos 15 mm no decorrer do período. O calor e o tempo seco toda a metade sul da região norte, com destaque para os baixos índices de umidade no sul do Tocantins.
Região Nordeste
A variação do tempo em relação ao dia anterior se dá na intensidade das chuvas ao norte do Maranhão, que nesta sexta-feira, devem ser mais fortes e na forma de temporais. Já nos demais setores da região, há poucas alterações em relação aos últimos dias, onde as chuvas persistem nas áreas produtoras de cana-de-açúcar. Ao passo que a massa de ar seco garante uma tarde de temperaturas elevadas e baixa umidade, desde o sudoeste da Bahia até o norte do Piauí.
Região Centro-Oeste
O tempo firme deve prevalecer em todos os setores da região, o que vem contribuindo para a maturação e as operações em campo, nas lavouras de algodão. Apesar disso, as temperaturas elevadas e os baixos índices de umidade – previstos para hoje – matém os alertas em relação às restrições hídricas para os cultivares em estádios fenológicos mais sensíveis ao estresse. Os termômetros devem superar a casa dos 33°C em diversas regiões de Mato Grosso e norte de Goiás, além dos índices de umidade perto ou abaixo dos 20%.
Região Sudeste
As instabilidades seguem concentradas na costa da região, com previsão de volumes inferiores aos 7 mm no decorrer do dia. Essas chuvas ocorrem em função dos ventos oceânicos e não avançam de forma expressiva para o interior da região. Assim, além do tempo firme, áreas do noroeste Paulista, Triângulo e Noroeste Mineiro devem registrar índices de umidade perto ou abaixo dos 30% com temperaturas na casa dos 30°C. Em relação às lavouras, as operações seguem sem interrupções nas áreas de café e cana-de-açúcar.
Região Sul
Nesta sexta-feira, um segundo pulso de instabilidades deve surgir na região, provocando chuvas a partir da madrugada. Essas instabilidades acompanham uma região de baixa pressão que surge no Paraguai e atravessa a fronteira, passando pela Argentina. Assim, essas chuvas devem atingir o oeste catarinense, noroeste gaúcho e sudoeste do Paraná ainda na primeira metade do dia. Até o final de sexta, as chuvas avançam para a metade leste de Santa Catarina, ao passo que o tempo vai firmando na metade oeste. em relação às temperaturas, as marcas são amenas no período da manhã, com possibilidade de geadas fracas entre a serra gaúcha e catarinense.
Fonte: AGROLINK.
Volte para a Listagem