13
dez
2013
Inseticidas não previnem Helicoverpa armigera, afirma pesquisador da Embrapa

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja Adeney de Freitas Bueno, a aplicação “preventiva” de produtos químicos não evita o aparecimento da lagarta da Helicoverpa armigera. O especialista falou essa semana em evento realizado no espaço da Expodireto Cotrijal, no município de Não Me Toque (RS).
“O importante é aplicar o produto certo na hora correta. Muito cedo não traz resultados, bem como atrasado. Mas o principal é aplicar quando realmente existe a lagarta, porque o inseticida não previne o aparecimento. O residual também não é suficiente para prevenir em sete ou dez dias depois”, explica Bueno.
“Vá a campo, conte as lagartas. Seja utilizando o pano de batida ou mesmo a contagem visual. Sem quantificar as lagartas e de que tipo são, ele não vai conseguir tomar uma decisão sobre o momento de aplicar um produto químico ou biológico, e que dose aplicar. A eficiência do controle e do manejo da Helicoverpa depende do monitoramento”, salienta.
O pesquisador destaca ainda algumas sugestões: “O produtor não pode mudar a dose recomendada pelo fabricante. Tem que seguir, e ter um cuidado muito especial com a tecnologia de aplicação: regular bem o pulverizador, utilizar uma ponteira boa, em condições climáticas que sejam adequadas”.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem
whatsapp