24
jan
2024
IDR-Paraná apresenta cultivares de feijão e soja no Show Rural 2024

O IDR-Paraná levará para o Show Rural 2024, que começa em fevereiro, os novos cultivares de feijão e soja lançados nos últimos meses: o IPR Águia – do grupo comercial carioca, com a tecnologia Stock –, que tem escurecimento lento dos grãos após a colheita e tolerância ao avermelhamento quando ocorre chuva próximo ao momento da colheita; e o IPR Cardeal – do grupo comercial vermelho, com grãos grandes de cor vermelho escuro.

Ao longo de aproximadamente 50 anos, o programa de melhoramento genético de feijão do IDR-Paraná desenvolveu 41 cultivares e mudou a realidade da cultura no Estado, proporcionando a prática de uma agricultura mais sustentável, com maior rentabilidade para o agricultor, conservação do meio ambiente e alimentos de qualidade e acessíveis para o consumidor. Tanto o IPR Águia quanto o IPR Cardeal têm indicação de cultivo para Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, para as safras com muita água ou as mais secas.

Soja 

Atendendo uma tendência mundial para alimentos mais saudáveis, o IDR-Paraná, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), lançou recentemente três cultivares de soja alimento: IPR-Basalto, IPR-Petrovita e IPR-Pé Vermelho. Eles também estarão expostos durante a feira.

As cultivares IPR Basalto, IPR Petrovita e IPR Pé Vermelho não possuem as três lipoxigenases, ou seja,  possuem características que propiciam melhor aceitação pelo consumidor. Além disso, não são transgênicas e possuem crescimento indeterminado. Com ciclo precoce podem ser semeadas desde meados de setembro. Com grãos amarelos, hilos marrom claro e com bom teto produtivo, em condições adequadas alcançam mais de 5.000 Kg/ha (200 sc/alq).

Fonte: Revista Cultivar.

Volte para a Listagem
whatsapp