12
abr
2012
Iapar discute integração lavoura-pecuária-floresta e qualidade da carne na ExpoLondrina

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) preparou uma série de palestras sobre integração da pecuária com agricultura e exploração florestal, tema que este ano norteia a presença da entidade no Parque Ney Braga. Segundo o pesquisador Sérgio Alves, a proposta é falar sobre a recuperação de áreas degradadas, como montar um sistema de produção com grãos, pecuária e floresta de forma sustentável e, ainda, mostrar os resultados positivos desse sistema em todo o estado, principalmente nas regiões do Arenito e no Norte.

Os pesquisadores Daniel Perotto e José Luiz Moletta vão destacar a raça de bovinos Purunã em duas palestras. De acordo com Moleta, o Purunã foi desenvolvido pelo Iapar para a pecuária de corte do estado a partir do cruzamento de quatro raças corte. “Vamos mostrar como foi realizado o cruzamento, o potencial da raça e ainda as vantagens para o produtor”, destaca.

Moletta ressalta que já foi criada uma associação de criadores do Purunã para cuidar dos registros dos animais no Ministério da Agricultura, o que deve torná-la reconhecida em todo o pais. O rebanho da raça ainda é pequeno, em torno de 1.300 animais, com 15 criadores, mas a expectativa é aumentar esses números na medida que o produtor conhecer melhor os benefícios do animal.

"Túnel da carne" - Educação de crianças e adolescentes para os benefícios da carne bovina na alimentação humana. Esse é um dos objetivos do “Túnel da Carne”, exposição de fotos montada logo na entrada do estande do Iapar na ExpoLondrina.

Segundo o médico veterinário da Área de Difusão de Tecnologia do Iapar, Ricardo Cauduro, a proposta é mostrar para os estudantes que visitam a feira como a carne bovina é produzida no Brasil, quais os cuidados que as indústrias tomam com higiene e inspeção sanitária e ainda as melhores maneira de consumir a proteína no dia a dia. “Nós mostramos, por exemplo, que é preciso observar a data de validade do produto na hora da compra e ainda os perigos de comprar carne que não foi inspecionada”, acrescenta Ricardo. A ação é uma parceria do Iapar com o Serviço de Informação da Carne, entidade ligada à Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec).

Serviço:

 O quê: Palestra "Integração lavoura-pecuária-floresta".

Quem: pesquisador do Iapar Sérgio Alves

Data: 12 de abril (quinta-feira)

Horário: 14h

Onde: Auditório Milton Alcover

 

O quê: Palestra "Raça Purunã"

Quem: pesquisador do Daniel Peroto

Data: 12 de abril (quinta-feira)

Horário: 11h

Onde: Vila Rural (Fazendinha)

 

O quê:  Palestra "Qualidade da Carne da Raça Purunã"

Quem: pesquisador do Iapar José Luiz Moleta

Data: 12 de abril (quinta-feira)

Horário: 16h

Onde: Vila Rural (Fazendinha)

 

Fonte: Assessoria de imprensa - Iapar

Volte para a Listagem