Nos últimos dias foi confirmada a presença da lagarta do gênero Helicoverpa no município de Ubiratã, Centro-Oeste do Paraná.
A descoberta aconteceu durante vistorias realizadas por profissionais do departamento técnico da Coagru em lavouras de soja da região, onde foram coletadas amostras de lagartas suspeitas e enviadas à Embrapa Soja, em Londrina, para serem analisadas.
Após análises, a Embrapa confirmou tratarem-se de lagartas do gênero Helicoverpa, porém não foi possível afirmar se eram da espécie armigera, uma vez que a diferenciação só ocorre através de análise molecular ou avaliação do órgão sexual masculino do adulto.
Quantidade - O que despertou a atenção do quadro técnico foi a grande quantidade de lagartas que já estavam parasitadas pelos inimigos naturais, fato que comprova a importância dos produtores a utilizarem produtos que sejam seletivos a esses inimigos. Portanto, em casos suspeitos de Helicoverpa, é necessário que o produtor procure o mais rápido possível o departamento técnico da Coagru, para que este faça as recomendações do manejo adequado da praga, procurando respeitar a sustentabilidade do agrossistema e manter o seu equilíbrio.
Fonte: Coagru - Ocepar
Volte para a Listagem