30
nov
2009
Governo vai liberar recursos para compra de trigo
O presidente da Fetag, Elton Weber, esteve em audiência na sexta-feira (27) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e obteve a confirmação de que a partir da próxima semana o MDA disponibilizará recursos para a aquisição de trigo dos agricultores familiares via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou Aquisições do Governo Federal (AGF).
Quanto ao crédito emergencial para o atendimento da demanda dos atingidos pela estiagem no começo do ano, que só na Fetag são mais de R$ 40 milhões, Weber solicitou uma linha de crédito diferenciada para quem ficou de fora do referido crédito. O financiamento proposto é de até R$ 5 mil por operação e com prazo de reembolso de dois a três anos. Cassel concordou em discutir uma linha diferenciada para este público, ficando de estudar a proposta e de retornar nos próximos dias.
Em relação a aquisição de feijão pelo PAA, o diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB, Sílvio Porto, disse a Weber que será realizado um levantamento de preços praticados no Estado. Caso haja a confirmação na depreciação dos valores pagos ao produtor vão ser liberados recursos para a compra do produto via programa. As informações são de assessoria de imprensa.
Fonte: Agrolink