A produção brasileira de trigo teve crescimento de área na safra 2013/14 de 15,7% e de produtividade de 7,9%, uma elevação de 24,9% na produção nacional, alcançando 5.470,9 mil toneladas contra 4.379,5 na temporada 2012/13.
Com base no bom desempenho da cultura de trigo, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, quis se posicionar diante da decisão da Argentina de disponibilizar, aproximadamente, três milhões de toneladas a menos que no ano passado para vender ao Brasil. Desta forma, “está previsto um preço bastante remunerador para o setor”, ressaltou o secretário.
“É importante para o país e para os produtores desta cultura saber que a política agrícola vai deixar bem alinhada as questões de aumento do crédito, dos recursos da comercialização e da disponibilidade do aumento do seguro rural, principalmente devido aos riscos climáticos na região Sul do país. Quero frisar também o bom desempenho do Rio Grande do Sul, estado que superou todas as expectativas e obteve a maior área de toda a história da triticultura gaúcha”, disse Geller.
O Rio Grande do Sul cultivou 1.038,7 mil hectares de área plantada, 6,4% a mais que na safra 2012/13, com a média de 3.060 kg por hectares. A colheita está encerrada e a produção do estado alcançou 3,18 milhões de toneladas do produto, com boa qualidade do grão para panificação.