Ao longo desta quinta-feira (18/08) as temperaturas entram em declínio na região. Além disso, a frente fria permanece posicionada sobre a região sul, promovendo condições para chuvas volumosas ao longo do dia.
A expectativa é de que as temperaturas caiam ao longo do dia, desta forma os menores registros vão ocorrer entre o período da tarde e noite. Já nas primeiras horas da manhã, a massa de ar polar avança pelo extremo sul do Rio Grande do Sul, chegando até o norte do Paraná no meio da tarde. Isso indica o rápido avanço do ar polar com os ventos mais intensos. E essa combinação de vento e temperaturas mais baixas diminui ainda mais a sensação térmica.
Ainda não são esperadas temperaturas negativas ao longo desta quinta, mas podemos ter a formação de geadas fracas e pontuais nos campos de cima da serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em relação às chuvas, as instabilidades mais fortes devem ocorrer na primeira metade do dia por conta de uma área de baixa pressão que se desloca pela região. Os volumes devem ser expressivos no sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, porém também chove sobre o norte do Rio Grande do Sul. Os acumulados vão se aproximar dos 40 mm nas proximidades de Guarapuava - PR e Xanxerê -SC, na grande região de Sananduva - RS os volumes devem beirar os 20 mm.
Ao longo dos próximos dias, as condições para chuvas diminuem e a área de alta pressão associada ao ar frio predomina na região. Mantendo o tempo limpo e frio, favorecendo a formação de geadas que podem ser de intensidade moderada a forte.
CHANCES PARA NEVE
As condições são favoráveis para a ocorrência de neve ou alguma precipitação invernal, especialmente entre a noite desta quinta e madrugada de sexta. As áreas com maiores condições para o registro do fenômeno ficam nas serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas não se descarta o registo de algum fenômeno do tipo no sudeste gaúcho e no meio oeste catarinense.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem