09
set
2022
Frente fria traz temporais e queda nas temperaturas

A atuação de uma nova frente fria na região, vai provocar temporais desde as primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (09/09). As instabilidades serão reforçadas pelo forte suporte de ar quente e úmido proveniente da região amazônica. Toda essa umidade chega na região carregada pelos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis. E isso contribui para o fortalecimento das instabilidades, dando condições para a formação de fortes temporais. 

Além disso, há uma grande diferença entre as temperaturas do centro-norte da região sul em relação à uma massa de ar polar sobre o norte da Argentina e Uruguai. Este choque entre as massas de ar, também contribui para um ambiente altamente instável.

As tempestades surgem desde a noite de quinta, avançando pela madrugada, principalmente no sul do Rio Grande do Sul. Até a noite desta sexta, as chuvas da frente fria chegam sobre Santa Catarina. 

Os maiores volumes deverão ser registrados na grande região de Osório, com volumes de até 25 mm que ocorrem principalmente no período noturno. Contudo, a projeção do centro Canadense aponta para valores de até 70 mm nas proximidades da grande Porto Alegre.

Parte dessas instabilidades podem ser acompanhadas de eventos significativos como queda de granizo, chuvas intensas em curtos períodos de tempo, trovoadas e vendavais.

Ao passo que as instabilidades vão avançando, uma nova massa de ar polar chega na região, causando a queda acentuada das temperaturas. A expectativa é de uma variação de 25 para 12°C entre a tarde e noite na capital Gaúcha, condição que também será observada nas estações ao sul do estado.

A tendência para sábado é de tempo instável em Santa Catarina e Paraná, ao passo que o tempo firma no Rio Grande do Sul, seguido da queda gradual nas temperaturas. No domingo a massa de ar polar atua em toda a região sul, com previsão de marcas abaixo dos 5°C nas áreas mais frias. 

Fonte: Agrolink

 

Volte para a Listagem
whatsapp