01
abr
2025
Frente fria traz risco de geada na semana: veja previsão do tempo do Inmet

Entre os dias 31 de março e 7 de abril, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica mudanças no padrão climático em várias regiões do país. Os destaques da semana no informativo do órgão para o período são as chuvas, que se concentram no Norte e no Sudeste, e a chegada da primeira massa de ar frio do outono no Sul, que poderá provocar geada nas áreas serranas.

região Norte deve registrar os maiores volumes de chuva da semana. No oeste do Amazonas, Pará, Amapá, norte do Tocantins e oeste de Rondônia, os acumulados podem ultrapassar 80 mm. Já o Acre, parte de Rondôniasul do Pará e sul de Tocantins devem ter volumes inferiores a 40 mm.

No Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua favorecendo as chuvas no norte do Maranhão, Piauí e litoral do Ceará, com acumulados acima de 60 mm. Em contrapartida, áreas do interior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do norte de Minas Gerais e leste de Goiás, devem enfrentar tempo mais seco, com menos de 20 mm de chuva e umidade relativa do ar abaixo de 50%.

No Centro-Oeste, as chuvas mais significativas se concentram em Mato Grossooeste de Goiás e Mato Grosso do Sul, podendo ultrapassar os 50 mm. No restante da região, os volumes serão menores, mas há previsão de pancadas no final da semana, especialmente no nordeste de Goiás e no Distrito Federal.

região Sudeste terá chuvas intensas no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com previsão de mais de 100 mm no Vale do Paraíbalitoral norte paulistaregião serrana e na capital fluminense, a partir de sábado (5). Por outro lado, o centro-norte de Minas e o centro-oeste paulista devem registrar volumes inferiores a 20 mm.

No Sul do Brasil, a semana começa com o avanço de uma frente fria, que deve provocar temporais isolados no Rio Grande do Sul até o dia 3 de abril, com possibilidade de granizo e descargas elétricas. Os maiores acumulados ocorrerão no leste e oeste do Rio Grande do Suloeste de Santa Catarina e sudoeste e leste do Paraná, com mais de 40 mm. A partir do sábado, o tempo deve se estabilizar.

Ao longo da semana, as temperaturas máximas permanecem elevadas, especialmente no interior do Nordestenorte de Minas Gerais e leste do Centro-Oeste, onde os termômetros podem superar 34?°C. Na quinata-feria (3), esse calor se intensifica no oeste de Goiás, Bahia, norte de Minas, sul do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

As temperaturas mínimas devem ficar acima de 26?°C no Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste e Sudeste até sexta (4). Porém, a partir do sábado, a entrada da primeira massa de ar frio do outono provocará queda acentuada de temperatura no Sul e no sul de Mato Grosso do Sul. Há previsão de geada nas serras gaúcha e catarinense, com mínimas abaixo de 10?°C.

No domingo (7), a temperatura se eleva no Sul, mas cai no Sudeste, com mínimas em torno de 12?°C na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: Canal Rural

Volte para a Listagem
whatsapp