Após a passagem de uma frente fria que atuou durante o final de semana, as temperaturas entraram em declínio na região Sul. Nesta segunda-feira (14.08) as condições são favoráveis para a ocorrência de geadas fracas e pontuais em setores do sul do Brasil. Entretanto, esse evento de geada não traz riscos significativos às lavouras em campo.
De maneira geral, grande parte do país terá o predomínio de tempo firme, seco e quente. Apesar disso, as instabilidades podem ser registradas em setores do leste do Sudeste e leste do Nordeste, mas na forma de pancadas isoladas e pontuais.
Os alertas ainda seguem para a combinação de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade no Brasil central, aumentando o potencial para incêndios.
Região Norte
Nesta segunda-feira, as chuvas mais pesadas devem ocorrer em áreas do norte da região Norte, concentradas em áreas do Norte do Amazonas. Por outro lado, áreas de Rondônia, Pará e Tocantins seguem com o predomínio de tempo seco e temperaturas elevadas.
Região Nordeste
As instabilidades devem ganhar mais abrangência sobre o leste da região nordeste, avançando desde o sul da Bahia, Sealba até o litoral da Paraíba. Apesar das condições de chuvas, as instabilidades ocorrem de forma isolada e passageira. E seguindo com as condições típicas da época do ano – exceto pelas temperaturas acima da média – o interior do nordeste terá mais um dia de quente e seco, estendendo desde o oeste da Bahia até o centro-sul do Maranhão e Piauí.
Região Centro-Oeste
Apesar da manutenção da massa de ar quente e seco na região, sobre o Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, o dia terá uma maior variação de nebulosidade, mas com poucas condições de chuvas. Essa condição deve minimizar o ambiente de baixa umidade nestes setores, mas ainda mantém as temperaturas elevadas. Nas demais regiões, seguem os alertas em relação aos índices de umidade perto ou abaixo dos 20%, com destaque para o nordeste de Mato Grosso.
Região Sudeste
As instabilidades remanescentes de uma frente fria levam as condições de chuvas para o sul e leste da região sudeste. As instabilidades devem ocorrer de forma fraca e pontual, avançando até áreas do centro do estado paulista. Por outro lado, a massa de ar seco mantém as condições de temperaturas elevadas e baixa umidade em setores do centro-norte de Minas Gerais e noroeste Paulista, onde os termômetros devem superar a marca dos 31°C com índices de umidade perto ou abaixo dos 20%.
Região Sul
A atuação de uma região de alta pressão, associada a uma massa de ar frio, mantém as condições de tempo firme no Rio Grande do Sul. O amanhecer terá temperaturas baixas, entre os 3 a 4°C , com a possibilidade do registro de geadas fracas e pontuais. Em Santa Catarina, a presença de nebulosidade minimiza as condições de geadas e traz chances para chuvas isoladas. Já sobre o Paraná, a previsão também indica uma maior variação de nebulosidade e temperaturas mais altas se comparados às regiões ao sul - sobretudo no oeste do estado.
Fonte: Agrolink.
Volte para a Listagem