05
mar
2024
Frente fria: Sul com chuva forte, Centro-Norte com calor

Nesta terça-feira (05.03) a frente fria segue atuando na região Sul, promovendo condições de chuvas volumosas, ao mesmo tempo que avança em direção ao sudeste do Brasil. Paralelamente, uma massa de ar seco e frio deve avançar pela fronteira sul, provocando o declínio das temperaturas no final do dia. 

Já no centro-norte do país, as condições de chuvas serão mais irregulares, provocadas principalmente pela influência do calor e da umidade. Isso deve resultar em chuvas mal distribuídas sobre áreas do centro-oeste, sudeste e nordeste do Brasil. 

Mesmo com as condições de chuvas, áreas entre o norte do Paraná, oeste de São Paulo e leste de Mato Grosso do Sul, ainda devem estar sob a condição de pré-frontal, mantendo o ar quente aprisionado nesta região. 

As maiores temperaturas do dia devem ocorrer neste setor, com possibilidade de 38°C, com índices de umidade abaixo dos 30%.

Região Norte: Chuvas em todos os setores, mas com grande irregularidade

O principal fator para a formação das instabilidades na região será atribuído à instabilidades tropicais e o fator termodinâmico – combinação entre o calor e umidade. O que deve resultar num padrão de chuvas irregulares sobre todas as regiões, mas com os menores volumes ocorrendo no centro do Amazonas, norte de Roraima, leste do Pará e norte do Tocantins. Nestas localidades as projeções indicam valores variando de 3 a 7 mm no decorrer do dia. Já nos demais setores existe a possibilidade de trovoadas localizadas, gerando volumes na ordem dos 20 mm no decorrer do período, como em Cruzeiro do Sul (AC) e Mazagão (AP).

Região Nordeste: Instabilidades enfraquecem

Os ventos oceânicos e a fraca atuação da ZCIT são os principais fatores para a formação das nuvens carregadas na região nordeste nesta terça-feira. Ainda assim, os volumes mais expressivos devem se concentrar ao norte da região, como no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com valores na casa dos 10 a 20 mm. A tendência indica que as chuvas devem ficar mais irregulares sobre o estado do Maranhão. Sobre o estado da Bahia, as instabilidades devem persistir, embora no sudeste do estado as condições indicam um predomínio de tempo firme e temperaturas mais elevadas.

Região Centro-Oeste: Mesmo com chuvas, calor será forte

O calor deve seguir forte na região, com destaque para o Mato Grosso do Sul, onde, mesmo com a possibilidade de chuvas, os termômetros devem ficar acima dos 35°C em todo o estado. Destaque para áreas do leste do estado que podem ter marcas próximas dos 38°C, acompanhados por índices de umidade abaixo dos 30%. Em Mato Grosso e Goiás, as chuvas poderão ser mais presentes, ainda que ocorrendo de maneira isolada e passageira, alguns pontuais mais intensos devem ficar na casa dos 10 a 20 mm no decorrer do período. A colheita da soja, segue avançando sem grande interrupções nas operações, ao passo que o plantio e estabelecimento do milho safrinha vem ganhando ritmo.

Região Sudeste: Pancadas isoladas e atuação de forte calor em SP

Apesar da aproximação da frente fria pelo sul, as chuvas na região ainda não devem ser formadas pelo sistema, mas sim pela combinação entre o calor e umidade. No oeste Paulista ainda espera-se um dia de temperaturas elevadas, porém com possibilidade de chuvas isoladas e passageiras. Já no estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, as instabilidades devem ser melhor distribuídas, com volumes variando entre os 10 e 20 mm.  Outra região de tempo seco nesta terça, será o extremo nordeste de Minas e extremo norte do Espírito Santo. No entanto, as temperaturas mais elevadas devem ocorrer sobre o oeste de São Paulo, na faixa dos 35 a 37°C, condição que deve ser acompanhada por índices de umidade abaixo dos 30%.

Região Sul: Frente fria e chegada do ar frio

A frente fria segue atuando sobre a região, com destaque para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As instabilidades devem ser localmente fortes, com previsão de valores acima dos 40 mm em Vacaria (RS) e Araranguá (SC). Conforme o dia avança, as instabilidades da frente fria vão se deslocando em direção ao sudeste do país, ao passo que uma massa de ar seco e frio, associado à uma alta pressão traz a situação de tempo firme sobre o Rio Grande do Sul. Desta forma, a noite terá temperaturas inferiores ao amanhecer nesta terça. Paralelamente, no período da tarde, as chuvas podem ser mais intensas em áreas do leste do Paraná, enquanto o norte do estado deve seguir com uma condição de instabilidades mais irregulares.

Fonte: Agrolink.

 

Volte para a Listagem
whatsapp