21
mai
2024
França Neto vence Personagem Soja Brasil 23/24

O pesquisador José de Barros França Neto, da Embrapa Soja, foi o vencedor do prêmio Personagem Soja Brasil, pelo voto popular, na categoria pesquisador. O Prêmio é uma iniciativa do projeto Soja Brasil, coordenado pelo Canal Rural, que reconhece a trajetória de pesquisadores e de produtores que trazem contribuições à cadeia da soja. Pela Comissão Julgadora, o pesquisador eleito foi Anderson Bergamin. Além dos pesquisadores, também foram homenageados dois produtores. Na categoria voto popular, o vencedor foi Rodrigo Tramontina, do norte do Paraná . A Comissão Julgadora elegeu Oli Fiorese, de Goiás. Pra conhecer a trajetória do França Neto, consulte aqui. 

França disse que receber o prêmio Personagem Soja Brasil foi uma grande emoção, porque mostra o reconhecimento do seu trabalho de quase 50 anos como engenheiro agrônomo e de 45 anos como pesquisador da Embrapa Soja. “E receber o prêmio, por votação popular, é um reconhecimento ainda maior. Gostaria de enfatizar que tudo que eu faço é fruto de um trabalho de equipe e sempre fui afortunado de trabalhar com uma equipe super competente na Embrapa Soja”, enfatiza.

O Personagem Soja Brasil é uma das ações do Projeto Soja Brasil que está na sua 12ª edição. O projeto é uma iniciativa de comunicação e de transferência de tecnologia que debate os problemas da sojicultura brasileira e apresenta as soluções para o enfrentamento dos desafios do campo. A Embrapa Soja é coordenadora técnica do Projeto desde o início das atividades.

França Neto - Pesquisador da Embrapa desde 1979, França Neto vem contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias para produção de sementes de soja com qualidade, o que inclui o controle de pragas (danos causados por percevejos nas sementes); nível nutricional da planta; secagem; beneficiamento; armazenagem e tratamento de sementes; colheita, além do aperfeiçoamento de testes para a avaliação da qualidade das sementes.  “Eu tive muita sorte de escolher essa área, cujas pesquisas ainda eram incipientes no início dos anos 1980, e ainda precisavam de muitos conhecimentos”, relata.

França enfatiza o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de tecnologias para regiões tropicais. “Qualquer discussão sobre tecnologia de produção de soja - não apenas de sementes - como controle de doenças, melhoramento genético e fixação simbiótica de nitrogênio, o Brasil é exemplo, principalmente para regiões de clima tropical", destaca.

Currículo - José de Barros França Neto tem uma trajetória marcada pela dedicação à ciência e à inovação. Engenheiro agrônomo com mestrado em Tecnologia de Sementes, doutorado em Fisiologia e Patologia de Sementes, e Pós-Doutorado em Biologia Molecular e Qualidade de Semente. Foi também presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), sendo autor e dezenas publicações científicas e técnicas.

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa
soja.imprensa@embrapa.br
Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp exclusivo para atendimento à imprensa))

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Volte para a Listagem
whatsapp