27
ago
2013
Fórum e reunião do trigo começam nesta terça-feira, em Londrina

A ‘Política agrícola para a produção de trigo no Brasil’ é o tema da conferência de abertura do 8º Fórum Nacional de Trigo e 7ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, que acontece nesta terça-feira (27), a partir das 19h30, no Parque Ney Braga, em Londrina. O tema será abordado por Silvio Farnese, coordenador-geral de Oleaginosas e Fibras (Deagro) da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os trabalhos prosseguem na quarta-feira (28), a partir das 9 horas, com o painel ‘Mercado para o trigo brasileiro: tendência dos preços para a próxima safra, importação, exportação, situação atual de logística e tributação’. O tema será tratado por Eugênio Libreloto Stefanelo, técnico de operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O debate será aprofundado com a participação de representantes dos produtores, da indústria e da área tributária. João Paulo Koslovski, presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Paulo Cezar Pires, diretor-executivo da Fecoagro, e Celso Hideto Yamanaka, gerente de produção de sementes da Coopadap, relatam a visão do produtor.

A visão da indústria estará presente com a participação de Cláudio Aparecido Gonçalves, do Moinho Globo, e Nelson Montagna, gerente de Suprimento de Trigo do Moinho Anaconda. Fábio Carneiro Cunha, consultor em Comércio Exterior da Legex, vai abordar a visão tributária.

A partir das 13h30, o espaço será destinado ao debate sobre o “Futuro do trigo no Brasil”, do qual participam representantes de instituições de pesquisa - Sérgio Roberto Dotto, chefe-geral da Embrapa Trigo; Ivo Marcos Carraro, presidente executivo da Coodetec; Armando Androcioli Filho, diretor técnico-científico do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); e André Cunha Rosa, gerente de Negócios da Biotrigo.

Às 16h15, o tema será “Qualidade industrial e pós-colheita” também com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva do trigo. Carlos Roberto Riede, do Iapar, e Cassiane Salete Tibola, da Embrapa, mostram a visão da pesquisa. Carlos Yoshio Murate, diretor presidente da Cooperativa Integrada, Clebi Renato Dias, diretor executivo da Copercampos, e Jairo Marcos Kohlrausch, vice-presidente e superintendente comercial da Cotrijal, dão voz aos produtores. A visão da indústria é responsabilidade de Carolina Bernardi, da J. Macêdo, e de Claudemir Canesin Toschi.

REUNIÃO – A Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale será realizada no dia 29 com o tema “A importância do trigo em sistemas de produção de grãos no Paraná”, com José Salvador Simoneti Folono, da Embrapa Soja. A palestra será seguida dos trabalhos das subcomissões. No dia 30, estão previstas a finalização dos trabalhos e atas das subcomissões e a sessão plenária final.

A promoção é da Embrapa Trigo, Fundação Meridional e Cooperativa Integrada, com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Sociedade Rural do Paraná. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado são instituições parceiras.

Outras informações no site www.reuniaotrigo2013.com.br.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Volte para a Listagem
whatsapp