15
jun
2023
Formação de ciclone traz muita chuva ao longo do dia

Nesta quinta-feira (15/06) a intensificação de uma região de baixa pressão na costa do sudeste e da região sul dará forma a um ciclone extratropical no oceano. Os alertas em relação a este evento são os grandes volumes de chuvas previstos. 

Na média das projeções – considerando 5 prognósticos combinados – os valores de precipitação superam os 80 mm entre o nordeste do Rio Grande do Sul até o leste de Santa Catarina. Sendo que o prognóstico do centro Americano indica valores acima dos 120 mm em 24 horas.

Além das chuvas extremas, os ventos costeiros vão ganhando intensidade no decorrer do dia com rajadas que devem superar os 70 km/h. Contudo, a tendência é que os ventos mais intensos devam ocorrer ao longo do próximo dia. 

No cenário agrícola, os impactos mais significativos do excesso de chuvas estarão centrados nas hortaliças. Serão enfrentados desafios, como a dificuldade de escoamento da produção, restrições aos trabalhos em campo e atrasos na maturação de determinadas culturas.

Região Norte


A massa de ar frio avança pelo fronteira sudoeste da região, diminuindo as temperaturas no Acre, Rondônia e até mesmo no sudoeste do Amazonas. Além disso, as temperaturas, nestes setores, no período da tarde também ficarão mais baixas em relação ao dia anterior. Num cenário oposto ao que será observado sobre o Pará e Tocantins, onde o tempo será quente e seco.

Região Nordeste


As condições seguem com poucas alterações em relação ao tempo registrado nos últimos dias. Os ventos oceânicos mantêm o padrão de chuvas no leste e norte do nordeste, sobretudo nas regiões costeiras. Por outro lado, o bloqueio atmosférico garante uma tarde quente e seca no interior da região.

Região Centro-Oeste


Com a formação do ciclone na costa do país, as instabilidades são deslocadas em direção à região sudeste do Brasil. Assim, as chuvas se concentram no Bolsão Sul Mato Grossense, sul de Goiás e  sudeste do Mato Grosso. Este padrão também contribui para a maior incursão do ar frio no oeste do Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas poderão ser menores do que as registradas no dia anterior. E contrastando com essa condição,  a  massa de ar quente e seco domina o tempo no nordeste do Mato Grosso e metade norte de Goiás. 
 
Região Sudeste


A formação do ciclone na costa da região, deve aumentar as condições de chuvas sobre o estado de São Paulo e impulsionar as instabilidades para o Triângulo e Sul Mineiro. As chuvas mais intensas devem se concentrar no sul de São Paulo, como na região de Registro. Ao mesmo tempo, as condições seguem sob o domínio do bloqueio atmosférico na metade norte da região, garantindo o tempo seco e quente no período da tarde sobre praticamente toda a metade norte de Minas Gerais. 

Região Sul


A formação de um ciclone vai trazer muitas chuvas no decorrer desta quinta-feira. Os acumulados podem superar a marca dos 80 mm em áreas ao nordeste do Rio Grande do Sul, como em Vacaria e no sul de Santa Catarina, como em Araranguá até a região metropolitana de Florianópolis.  As chuvas volumosas avançam pelo norte do estado gaúcho, onde os acumulados são superiores aos 40 mm, bem como no leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina. Atenção para os ventos costeiros que também deverão ser intensos. 

Fonte: AGROTEMPO.

Volte para a Listagem
whatsapp