11
nov
2013
Fertilizante incrementa produtividade da soja em 6 sacos/hectare
Tecnologia de ação fisiológica potencializa a fixação biológica de nitrogênio e garante melhor desenvolvimentos à lavoura

Um trabalho desenvolvido na estação de pesquisa da Embrapa Soja, em Londrina, culminou na produção de um fertilizante líquido de ação fisiológica, desenvolvido por uma empresa de Ribeirão Preto (SP), que pode aumentar a produtividade nas lavouras de soja em mais de seis sacos por hectare.

A pesquisa teve por objetivo encontrar a dose e a fase fenológica ideais para a aplicação foliar do produto na cultura da oleaginosa. O trabalho foi realizado na safra 2012/13. Os resultados apontaram que o fertilizante Celleron, produzido pela empresa Follyfertil, trouxe um incremento superior a quatro sacos de soja por hectare em quatro dos seis tratamentos que receberam a aplicação do produto em relação à testemunha padrão.

Durante o trabalho foi testada a eficiência da aplicação foliar de dois litros/hectare em dose única ou parcelada e em várias fases fenológicas de desenvolvimento da cultura da soja. No mesmo experimento foi testado um novo produto para o tratamento das sementes, o Celleron Seeds. Conforme a pesquisa, a combinação da aplicação foliar com o tratamento das sementes pode trazer incrementos na produtividade superiores a seis sacos por hectare. Também foi visível o incremento da produtividade de Celleron Folha em quatro dos seis tratamentos testados. O mesmo aconteceu com a aplicação combinada de Celleron Folha com Celleron Seeds.

Resultados no campo

Agricultores das principais regiões produtoras de soja do Brasil comemoram importantes resultados obtidos na lavoura com a utilização de Celleron. O fertilizante potencializa a fixação biológica de nitrogênio (FBN) e promove ganhos consideráveis em produtividade.

No Mato Grosso e no Paraná, estados que lideram o ranking de produção nacional de grãos, há dois anos produtores vêm apostando na nova tecnologia e colhendo excelentes resultados, como crescimento mais rápido da parte aérea e do sistema radicular, melhorando a floração, pegamento das flores e enchimento das vagens.

"O trabalho sério que desenvolvemos junto ao setor sucroalcooleiro chamou a atenção de grandes empresas agrícolas do setor de grãos. Hoje, temos empresas de grande porte usando Celleron em larga escala com ótimos resultados", afirma o diretor técnico da Follyfertil, Valmor Rocha.

Nesta ultima safra, a Follyfertil estreou nos cerrados nordestinos, onde a produção de soja cresce mais vertiginosamente no País. Apesar da estiagem que assolou a região, já foi possível colher bons resultados com o uso de Celleron. Produtores das regiões de Balsas (MA), Luis Eduardo Magalhães (BA) e Bom Jesus (PI) tiveram a oportunidade de observar as vantagens no uso fertilizante.

"Celleron promove um enraizamento intenso da soja, com a emissão de raízes pivotantes longas que alcançam camadas profundas do solo, reciclando água e nutrientes e melhorando a resistência da planta ao estresse hídrico. O que seria de grande ajuda em situações como a que presenciamos nesta ultima safra", comenta Rocha.


Fonte: Folha Web

Volte para a Listagem
whatsapp