19
nov
2012
Ferrugem antecipada

A ferrugem asiática está chegando às lavouras de soja mais cedo nesta safra, mostra o Sistema de Alerta coordenado pela Embrapa. Foram confirmadas uma ocorrência em São Carlos (SC) e outra em Alto Araguaia (MT), ambas em plantas que nasceram às margens de rodovias. Os fungos devem atingir as lavouras em questão de dias.

Em 2011, os dois primeiros casos foram registrados em 20 de novembro (um em MG e outro em GO). No Sul, a doença só chegou na primeira semana de dezembro.

A preocupação de técnicos e produtores dos estados do Sul deve-se às previsões de chuva e calor, que estão sendo revistas. O clima favorável à soja é também propício à proliferação do fungo que provoca a ferrugem, com perdas de até 40%.

No Centro-Oeste, o histórico da safra passada deixa o setor em alerta. Produtores que plantaram soja antecipadamente deixaram de aplicar fungicida no final do ciclo, em dezembro. Suas áreas, livres da ferrugem por estarem praticamente secas, acabaram servindo de reduto para os fungos, que atingiram os vizinhos numa época de chuvas. Neste ano, há risco de esse quadro se repetir.

Fonte: Gazeta do Povo

Volte para a Listagem