As exportações de soja pelo Brasil registraram em agosto o melhor resultado para o mês em toda a história, com produtores esticando os embarques para o segundo semestre em busca de preços mais atrativos após a colheita de uma safra 2016/17 recorde.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgados nesta sexta-feira, foram embarcadas no mês passado 5,7 milhões de toneladas da oleaginosa, cerca de 500 mil toneladas a mais do que em agosto de 2015, maior volume registrado até então.
Conforme a entidade, no acumulado do ano as vendas totalizam 57,6 milhões de toneladas, “já sendo este o melhor resultado para as exportações de soja em um mesmo ano, mesmo restando ainda quatro meses para o final de 2017”.
A associação informou também que, para o mês de setembro, ao menos 3,2 milhões de toneladas de soja já se encontram programadas para carregamento nos portos brasileiros, elevando já neste mês o total vendido no ano para mais de 60 milhões de toneladas.
A entidade estima que as exportações totais de soja em 2017 somem 62 milhões de toneladas.
MILHO
A Anec informou também que o Brasil exportou em agosto 5,2 milhões de toneladas de milho, 67 por cento acima na comparação com o mesmo mês do ano passado e 17 por cento a mais ante agosto de 2015, ano de melhor desempenho até então.
No acumulado do ano, os embarques de milho totalizam 11,6 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo do volume observado há um ano, “em decorrência de exportações menores no 1º semestre de 2017, em razão do baixo estoque disponível no começo do ano com as perdas na safra 2015/16”, marcada pela seca, segundo a Anec.
Até o momento, aproximadamente 4,6 milhões de toneladas de milho estão programadas para serem embarcadas em setembro. Para o ano fechado de 2017, a Anec estima embarques de 32 milhões de toneladas.
Fonte: Reuters
Volte para a Listagem