Produtores rurais da região de Goioerê, estão preocupados com o excesso de chuvas dos últimos dias, bem como com o aparecimento da ferrugem da soja. A preocupação é geral. De acordo com técnicos de cooperativas, as lavouras, principalmente de soja, estão num momento bastante delicado, no qual a incidência da doença pode de fato pôr em risco a produtividade da soja.
Segundo dados de órgãos ligados ao setor de agricultura, o Paraná é o estado com mais registros de casos. Há suspeitas de ferrugem em vários municípios, já que o clima é favorável à multiplicação do fungo e disseminação da doença.
A doença, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi é considerada uma das mais severas que incidem sobre a cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico. Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos e demandando mais custos de combate e controle ao produtor.
O período chuvoso é bom, mas segundo os técnicos, acaba impedindo os produtores de fazerem a pulverização das lavouras. A expectativa é de que o tempo melhore, oportunizando a realização das pulverizações normais.
Fonte: Gazeta Regional
Volte para a Listagem