O Outlook Forum 24 divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em fevereiro de 2024 trouxe as primeiras perspectivas de oferta e demanda para a safra de soja 24/25. De acordo com o relatório, a estimativa da área plantada apresentou um aumento significativo de 4,66% em relação à safra anterior, alcançando um total projetado de 35,41 milhões de hectares.
Além disso, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) destacou que, com a projeção de uma produtividade média esperada mais alta, a estimativa de produção de soja nos Estados Unidos teve um incremento de 8,16% em comparação à safra anterior, atingindo um total projetado de 122,60 milhões de toneladas.
Quanto à demanda pelo grão nos EUA, as projeções apontam para um aumento significativo nas exportações, estimadas em 51,02 milhões de toneladas, representando um incremento de 9,01% em relação à safra anterior. Já o consumo interno foi projetado em 68,70 milhões de toneladas, registrando um aumento de 4,17% em comparação à safra anterior.
Por fim, os estoques finais de soja no país foram projetados em 11,84 milhões de toneladas, representando um acréscimo de 38,09% em relação à safra anterior.
Fonte: Agrolink.
Volte para a Listagem