13
fev
2014
Estiagem pode trazer perdas para sojicultores
Curitiba - O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) deve divulgar no final de fevereiro a nova expectativa da safra de grãos 2013/14. "O nível de perdas foi sério com as altas temperaturas e a estiagem, mas ainda não quantificamos", adiantou o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara. A previsão dele é que ocorram prejuízos às lavouras de soja e milho.

Segundo ele, o último levantamento divulgado no final de janeiro apontou para 16,5 milhões de toneladas de soja e 5,62 milhões de toneladas de milho. Ortigara disse que 20% da soja e 11% milho estão colhidos. Ele destacou que o problema com a falta de chuvas se agravou nos últimos 20 dias.

As lavouras de soja consideradas boas eram 94% da área de soja em janeiro, passando nesta semana a apenas 66%, com outras 28% em situação média e 6% consideradas ruins.

No ano passado, o Paraná colheu 23,5 milhões de toneladas de grãos e neste ano a última previsão apontava para 22,7 milhões de toneladas. Ortigara explicou que a safra será menor porque houve perda da área de milho para soja. De acordo com ele, a área de milho está 24% menor e a de soja 5% maior.

O Deral prevê que, de maneira geral, a situação pode se estabilizar caso ocorram chuvas significativas com a entrada da frente fria prevista pelo Simepar a partir de amanhã no Estado. Porém, a Seab informou que, inevitavelmente, haverá redução do potencial produtivo estimado.

Levantamento

A safra agrícola nacional deve chegar a 193,9 milhões de toneladas este ano, superando em 3% a colhida em 2013, de 188,2 milhões de toneladas. A estimativa de janeiro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola foi divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra ainda que a área a ser colhida em 2014 deve somar 55 milhões de hectares, 4,2% maior do que a do ano passado, de 52,8 milhões de hectares.

De acordo com o IBGE, o arroz, o milho e a soja representam juntos 92,5% da estimativa da produção nacional e respondem por 85,5% da área a ser colhida. Em relação a 2013, há um acréscimo na área a ser colhida de 1% para o arroz e de 6,4% para a soja. Para o milho, a estimativa é que haja queda de 1,2%. Para a produção de arroz, a expectativa é ocorra um acréscimo de 6,3% e para a soja, de 11,7%. No caso do milho, a estimativa é a de 6% de queda na produção.

Entre os 26 produtos selecionados para o Levantamento da Produção Agrícola, 12 tiveram variação positiva na primeira estimativa do ano, na comparação com o ano passado. Os destaques foram o algodão herbáceo em caroço (12,2%), arroz em casca (6,3%), batata-inglesa 1ª safra (1,4%), batata-inglesa 2ª safra (4,9%), feijão em grão 1ª safra (62,3%) e mamona em baga (365,9%).

O levantamento mostra ainda que o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 79,1 milhões de toneladas no Centro-Oeste, a 73,1 milhões do Sul, a 19,8 milhões no Sudeste, a 16,7 milhões no Nordeste e a 5,2 milhões de toneladas no Norte.

Em Brasília, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 5º Levantamento de Grãos da Safra 2013/2014. Segundo os dados, a produção de grãos no Brasil deverá chegar a 193,6 milhões de toneladas. (Com Agência Brasil)

Andréa Bertoldi


Fonte: Folha Web

Volte para a Listagem
whatsapp