Começa neste domingo (15), em Londrina/PR, o 41º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola e o 10º Congreso Latinoamericano y Del Caribe de Ingeniería Agrícola. Com o tema “A engenharia agrícola na evolução dos sistemas de produção”, o evento – que acontece no Teatro Marista – reunirá pesquisadores, técnicos, professores e estudantes de várias partes do mundo. O ex-ministro da Agricultura e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná Reinhold Stephanes fará a palestra de abertura.
Temas vinculados à evolução dos sistemas de produção associada à engenharia agrícola orientarão os debates nos grupos construções rurais, energia na agricultura, engenharia de água e solo, sensores e controle de irrigação. No último dia do evento, os participantes farão visitas técnicas ao Instituto Agronômico do Paraná, Embrapa Soja, cooperativa Cocamar, Fazenda Canadá e à empresa Milênia.
Além de representantes de 22 estados brasileiros, os eventos contarão com a presença de pessoas da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Espanha e Vanuatu (ilha situada na Oceania). Os organizadores estimam em 600 participantes e cerca de 800 trabalhos inscritos.
Para abordar os temas estão confirmados os pesquisadores: Theodor Friedrich, diretor senior da FAO/Roma na área de mecanização agrícola, será responsável por palestra sobre agricultura e conservação; Richard Gates, professor de engenharia agrícola e biológica da Universidade de Illinois (EUA), vai abordar o tema construções rurais e ambiência; Marc Van Iersel, pesquisador do estado da Georgia (EUA) que estuda uso de sensores de umidade do solo, ficará responsável pelo tema engenharia de água e solo, dividindo o assunto com Thomas Keller, do Departamento de Recursos Naturais e Agricultura da Suíça; Marcelo Canteri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai falar sobre agricultura de precisão.
A pesquisadora Astrid Fernandez de Castro, de Havana (Cuba), diretora da Asociación Latinoamérica de Ingeniería Agrícola e coordenadora executiva do Projeto de Propriedade Intelectual para Universidades de América Latina, fará palestra sobre “Propriedade intelectual e proteção dos resultados dos estudos em projetos de pesquisa”. Ricardo Nascimento, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (órgão consultivo do Confea) falará obre questões profissionais ligadas à engenharia agrícola; Irineu Lorini, da Embrapa, vai abordar o tema pós-colheita; Ary Everton Fortes Oliveira, da Embrapa Informática, falará sobre ferramentas de avaliação e sustentabilidade; Cícero Blay Júnior, da Itaipu, vai abordar a produção energética a partir da biomassa e outras fontes alternativas de energia.
Na programação também está prevista a palestra com um representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que falará obre o Programa Nacional de Saneamento Rural.
Os interessados podem se inscrever e obter outras informações sobre o Conbea/Clia no site www.sbea.org.br/conbea2012.
Os organizadores do Conbea/Clia são a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, Asociación Latinoamericana y del Caribe de Ingeniería Agrícola, Universidade Estadual de Londrina, Instituto Agronômico do Paraná, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Emater. Universidade Estadual Paulista e Londrina Convention & Visitors Bureau são os apoiadores.
Assessoria de Imprensa
Fonte: Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR