O pesquisador José Renato Bouças Farias é o novo chefe-geral da Embrapa Soja. Ele assumirá a chefia da Unidade a partir de 1 de novembro, sucedendo Alexandre Cattelan. Antes de ser escolhido pela presidência da Embrapa, o pesquisador passou por um rigoroso sistema de seleção, constituído de várias etapas, entre elas análise de currículo, apresentação de uma proposta de trabalho e defesa pública.
José Renato é pesquisador da Embrapa Soja desde 1990 e tem ampla experiência em gestão, além de carreira científica destacada, tendo liderado vários projetos e grupos de pesquisa. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq desde 1995. Entre suas linhas de pesquisa estão Agrometeorologia; Ecofisiologia da Soja; Modelagem e Simulação de Sistemas Agrícolas; Zoneamento de Risco Climático; Mudanças Climáticas. Foi presidente do Comitê Técnico Interno (CTI), Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento por duas gestões (1999 a 2003 e 2008 a 2013) e representante da empresa em vários fóruns e associações ligados à cadeia produtiva da soja, entre outras experiências.
Farias tem 48 anos e é natural de Porto Alegre, RS. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel) em 1982, onde também obteve seu título de mestrado em Produção Vegetal (1986/1988). É doutor em Fitotecnia/Agrometeorologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolveu seu pós-doutorado na área de Modelagem e Simulação de Sistemas Agrícolas na Universidade da Florida (EUA) e Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
A solenidade de transmissão de cargos ainda não tem data definida.
Fonte: Cultivar
Volte para a Listagem