06
dez
2016
Embrapa Soja sedia I curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Soja

A Embrapa Soja promove de 5 a 9 de dezembro, no Auditório Paraná, da Embrapa, em Londrina (PR), o I Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Soja para 130 profissionais envolvidos em diferentes etapas de produção de sementes de soja de diversas regiões brasileiras. A palestra de abertura, no dia 5, às 8h30, abordou o sistema brasileiro de produção de sementes de soja e será ministrada pelo representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, André Felipe C. Peralta da Silva.

A programação, no entanto, contempla aulas teóricas sobre as principais técnicas para a produção de sementes de alta qualidade. "Percebemos que existe uma necessidade latente entre os profissionais que atuam na produção de sementes no Brasil por conhecimento qualificado", diz o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto, um dos coordenadores do curso. "Este curso será uma oportunidade de conhecer em profundidade técnicas para a produção de sementes a campo, em unidades de beneficiamento de sementes e no processo de armazenagem", destaca.

As aulas teóricas serão proferidas por 17 especialistas, pesquisadores da equipe de Sementes da Embrapa Soja, de outras instituições de pesquisa e professores de universidades. Eles vão abordar, por exemplo, o que deve ser feito antes mesmo da semeadura, por meio da seleção do local dos campos de produção, do escalonamento da semeadura, da adoção das melhores épocas de semeadura, dentre outras práticas.

Outros temas de destaque no curso serão o manejo adequado de percevejos sugadores e de doenças, que têm importância fundamental para a produção de sementes vigorosas. "Também vamos debater o momento ideal de colheita, assim como cuidados com regulagens das máquinas colhedoras para evitar danificação mecânica durante a operação de trilha", ressalta o pesquisador Fernando Henning, que também coordena o curso.

Além disso, o curso irá enfocar o Manejo Integrado de Pragas de Sementes Armazenadas (MIPSementes), assim como os avanços recentes sobre o uso de ferramentas de biotecnologia, as técnicas de recepção, secagem, beneficiamento, armazenagem (climatizada ou não), transporte e semeadura que visam manter, e em algumas situações, aprimorar a qualidade das sementes. Vale destacar que serão discutidas informações sobre patologia e tratamento de sementes. "Pretendemos apresentar os efeitos do vigor das sementes sobre a produtividade da lavoura, abordando aspectos que confirmam a importância da instalação da lavoura com sementes de elevada qualidade", destacam os coordenadores do curso.

 

Fonte: Embrapa

 

Volte para a Listagem
whatsapp